domingo, fevereiro 1, 2026
Desde 1876

Assinada a ordem de serviço para as obras no Conjunto Mururé irão que irão beneficiar cerca de 2.400 moradores

A Prefeitura de Belém assinou ontem, sábado, 31, a Ordem de Serviço para a retomada e conclusão das obras de drenagem e pavimentação no Conjunto Mururé, no bairro do Coqueiro. A intervenção vai beneficiar diretamente cerca de 2.400 moradores, levando mais mobilidade, segurança e dignidade para quem convive há décadas com ruas alagadas, lama e dificuldades de acesso.

As obras contemplam 12 alamedas do conjunto e incluem serviços de drenagem profunda e auxiliar, construção de poços de visita e bocas de lobo, implantação de meio-fio com linha d’água, pavimentação asfáltica, construção de calçadas e sinalização viária.

“Serão 12 alamedas pavimentadas e drenadas, tirando a população da lama. É uma obra que estava parada há cinco anos, mesmo com recurso em caixa. Por isso, é fundamental ter gestão, saber aplicar bem o dinheiro público e garantir que ele se transforme em benefício real para a comunidade e para a população de Belém. Eu fico muito feliz de estar hoje nessa ordem de serviço, que vai beneficiar tanta gente”, destacou o prefeito de Belém, Igor Normando.

Segundo a secretária-executiva da Seinfra, Danusa Mayara, a retomada representa mais do que infraestrutura: é a devolução da dignidade à população.

“A obra estava paralisada e foi retomada recentemente. A expectativa da população é muito grande, porque acreditamos que essa obra vai proporcionar dignidade aos moradores. Havia pessoas vivendo em condições precárias. Estamos vendo melhorias que poderiam ter sido feitas há muito tempo, tanto na infraestrutura quanto na acessibilidade”, destacou. O projeto teve início em 2018, chegou a ter parte da drenagem executada, mas ficou parado por vários anos.

O investimento total é de R$ 5.973.198,97, provenientes de convênios federais com o Ministério das Cidades. Atualmente, cerca de 25,58% da obra já foi executada. Os pagamentos junto à Caixa Econômica Federal foram regularizados e os recursos liberados, permitindo a retomada plena dos serviços.

O Conjunto Mururé está localizado em uma área que passou por intensa expansão urbana a partir da década de 1970, no eixo da Rodovia Augusto Montenegro, próximo ao Rio Maguari. O crescimento desordenado, sem infraestrutura adequada, gerou problemas históricos de saneamento e mobilidade, com alagamentos frequentes, buracos e dificuldades até para a entrada de veículos de emergência.

Até o momento, já foram executados 1.563 metros de drenagem profunda, com previsão de mais 310 metros. Também estão previstos novos poços de visita, bocas de lobo, mais de 17 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica e 5.465 metros quadrados de calçadas, garantindo acessibilidade e mais segurança para pedestres.

NOVA VIDA PARA OS MORADORES

Moradora do conjunto há 25 anos, a aposentada Oneide Brito, de 77 anos, relembra com emoção as dificuldades enfrentadas.

“Quando nós chegamos aqui era só lama. Meu marido fazia parte da associação dos moradores e a gente organizava bingo para arrecadar dinheiro e colocar aterro nas ruas. Quando chovia, não tinha como sair de casa. Com a retomada dessas obras, eu espero que melhore cada vez mais, principalmente com a chegada do asfalto”, contou a moradora.

A cabeleireira Oziane Almeida, de 57 anos, também relata os prejuízos causados pelos alagamentos.

“Já perdi móveis por causa da água. Em dias de chuva, as ruas alagavam e eu precisei até aumentar o nível da minha casa. Com essa retomada das obras, a expectativa é que melhore e que finalmente a gente tenha as ruas asfaltadas”, disse.

Com a conclusão do projeto, a Prefeitura de Belém busca acabar de vez com os alagamentos e a lama, melhorar a mobilidade urbana, valorizar os imóveis da região e garantir mais segurança e qualidade de vida aos moradores do Conjunto Mururé.

Durante a assinatura da ordem de serviço das obras de drenagem e pavimentação do Conjunto Mururé, o prefeito de Belém, Igor Normando, também assinou a ordem de serviço para a retomada das obras de revitalização da Praça do conjunto, no bairro do Coqueiro. A obra será executada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, e prevê a requalificação completa do espaço, inclusive a construção de uma quadra poliesportiva, com investimento de mais de R$ 1 milhão, garantindo lazer, acessibilidade, segurança e qualidade de vida.

Fonte e imagens: Agência Belém

LCI-Banpara300x100px

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,555FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
Poupanca-premiada-Banpará-Maria-320X320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes