terça-feira, março 17, 2026
Desde 1876

Atletas processam associação por permitir trans em time feminino

Ex-nadadora da Universidade de Kentucky (Estados Unidos), Riley Gaines, juntamente com mais de uma dúzia de atletas universitários, entrou com uma ação contra a Associação Nacional Atlética Colegial (NCAA), alegando que a entidade violou os direitos do Título IX ao permitir que a atleta transgênero Lia Thomas competisse no campeonato nacional durante a temporada de 2022.

A ação judicial incluiu atletas de diversos esportes, como atletismo e vôlei, e revelou o espanto de Gaines ao descobrir que teria que compartilhar um vestiário com Lia Thomas durante o campeonato em Atlanta.

Segundo relatos, os autores da ação afirmaram que moveram o processo “para assegurar para as futuras gerações de mulheres a promessa do Título IX que lhes está sendo negada, assim como a outras mulheres universitárias”.

Anteriormente, em 2022, a NCAA revisou suas políticas sobre a participação de atletas transgêneros. As revisões foram uma tentativa da NCAA de se alinhar com outras ligas em todo o país.

Fonte: Pleno News Foto: Reprodução/ESPN NCAA

banner liquida avistao - 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,547FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner liquida avistao - 320x320
UsiPazIcoaraci_WebBanner_320x320px

Mais recentes