Imagina viajar quase cinco horas em uma estrada com buracos e lama, e risco de o veículo atolar ou não avançar por causa de caminhões danificados no meio da Rodovia Transamazônica (BR-230). O agente comunitário Francivaldo Alves da Silva, 40 anos, lembra bem o caos que enfrentava para ter acesso ao salário ou solicitar empréstimos no oeste do Pará. Mas hoje a realidade mudou para melhor. Em março de 2024, o Governo do Pará entregou a agência de número 160 do Banco do Estado do Pará (Banpará), em Placas. A unidade foi a 57ª agência bancária entregue pelo Governo Helder Barbalho desde 2019.
Eu precisei de uma quantia em dinheiro e vim aqui no Banpará conversar com o gerente, e creio que ainda hoje volto para casa com o que preciso. Mas se fosse antes dessa agência, eu teria que viajar, pegar estrada e só teria uma resposta, nem sempre positiva, em torno de quatro a cinco dias de espera. Agora, eu estou a cerca de 20 minutos de casa; melhorou muito”, pontua Francivaldo Silva.
O delegado de Polícia Civil de Placas, Djalma Pereira, é um dos correntistas do banco estadual e agradece todos os dias pela entrega da agência. Antes, ele conta que tinha que escolher qual cidade ir em busca de serviços bancários. “Santarém, Uruará ou Rurópolis, e a resposta dependia muito do clima ou da situação da estrada, que poderia te fazer ter um tempo de viagem de uma hora, uma hora e meia, ou até quatro, cinco horas na estrada. Agora, avançamos. Está tudo mais fácil, e beneficia muita gente, tanto da folha estadual quanto municipal”, destaca o delegado.
Em Placas, o Banpará oferece diversos serviços, como abertura de contas, atendimento ao público em geral, operações de caixa eletrônico, atendimento presencial e produtos de investimentos.
O Banco atende os correntistas do Banpará e usuários do sistema financeiro, além de 1.292 beneficiários de programas sociais do governo estadual (Renda Pará e Vale Gás) que moram no município, e eram atendidos em cidades vizinhas.
Inclusão social e econômica – O gerente da unidade, Eduardo Alves, conta que, nos 10 meses de atividades, o Banpará de Placas já beneficiou 900 pessoas. Para o gerente, a linha de crédito que beneficia mulheres vítimas de violência doméstica é um dos serviços mais gratificantes que o Banco oferece.
“Nós já estamos atendendo cerca de 19 mulheres pelo Programa “Empodera”, que libera crédito voltado para as mulheres empreendedoras do município, e incentiva a independência financeira e a criação ou expansão de negócios. Somente aqui, nesta agência, em menos de um ano, já conseguimos liberar mais de R$ 156 mil na concessão de crédito”, informa o gerente.
Para fortalecer a economia local e facilitar o acesso a serviços, o Banpará oferece empréstimos consignados municipal e estadual, Banparacard, Crédito Rural, Crédito Imobiliário, Energia Solar, Crédito PJ (Pessoa Jurídica), Antecipação de Imposto de Renda, Sazonal, Banpará Comunidade, CredtTurismo, Fungetur, Empodera e Banpará Bio.