segunda-feira, abril 7, 2025
Desde 1876

Belém promove ação em prol da conscientização sobre o Autismo

Mais de 700 pessoas receberam atendimentos nas áreas de assistência social e de saúde

A praça Batista Campos, na região central de Belém, ficou pequena para o mar de gente que compareceu, na manhã deste domingo (6), para participar da mega ação integrada da Prefeitura de Belém, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, transcorrido no último dia 2. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade (Semiac), a ação também contou com serviços da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Superintendência da Primeira Infância de Belém, além de instituições parceiras da sociedade civil. 

“Nós estamos trabalhando muito para mudar Belém e, de forma integrada, já estamos conseguindo transformar realidades. No ano passado, eu estava aqui nessa mesma caminhada e é muito importante dizer que a gestão municipal está totalmente empenhada em fazer essa causa ganhar cada vez mais força e melhorar a vida das pessoas”, enfatizou o prefeito Igor Normando, que participou da ação e fez questão de parabenizar a todos pelo envolvimento. 

Informações e orientações sobre o Autismo também foram oferecidas – Crédito: Jader Paes / Agência Belém

A secretária de Inclusão e Acessibilidade, Nay Barbalho, destacou o desejo da atual gestão de tornar Belém uma cidade referência para as demais, no que se refere à questão da inclusão. “Estamos aqui não somente para oferecer serviços, mas também para trabalharmos juntos na implementação das políticas públicas intersetoriais para esta causa e avançar”, declarou a secretária.

A prefeitura disponibilizou diversos serviços durante toda a manhã com as equipes das secretarias. Estiveram disponíveis serviços do CadÚnico para inclusão em programas sociais, orientação acerca do atendimento no Centro Dia de referência para Pessoa com Deficiência, cadastramento e mobilização de Famílias Acolhedoras, atendimentos de saúde com consulta médica, odontológica e de nutrição e oito tipos de vacina, bem como orientação específica acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A população pode desfrutar de serviços de saúde e assistência social –

Belém é a primeira capital a ter uma secretaria de Inclusão e Acessibilidade, o que demonstra o compromisso da atual gestão em torná-la inclusiva. Centenas de famílias participaram da caminhada que ocorreu no entorno da praça. Cláudia Patrícia é mãe de David William, que é autista e destacou a importância da prefeitura promover ações de sensibilização e orientação. “Hoje em dia há muitas crianças que são autistas e os pais não sabem ou não conseguem identificar. Ter uma ação dessa traz informação e facilita a identificação, para que se possa tratar da frma correta. Eu sempre gosto de estar junto com ele nesse tipo de ação”, afirmou Cláudia.

Cláudia Patrícia e seu filho David William estiveram na ação – Crédito: Ascom – Maurá Carválho

Cerca de 700 pessoas receberam atendimentos de assistência social e de saúde. Houve muita diversão e animação durante toda a programação, com a participação das equipes de instituições da sociedade civil, que levaram brinquedos para as crianças, como pula pula e cama de bolinha. Voluntários realizaram atividades lúdicas com os pequenos. Alan Kauê Oliviera se apresentou com a banda “Tô aqui”, composta por três autistas e três pessoas cegas, e destacou como é importante poder falar sobre essa causa. “Tudo começou quando fizemos nossa primeira apresentação no carnaval e, de lá para cá, não paramos mais. Essa luta não é so do autismo, como também de todas as demais deficiências que nós pudermos dar voz”, finalizou o jovem. 

Crédito: Ascom – Maurá Carválho

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

49,065FansLike
3,655FollowersFollow
22,300SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×