O evento, que acontecerá em Belém nos dias 27 e 28 de junho, é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional.
Belém será palco da 5ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ nos dias 27 e 28 de junho. Organizado pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), e pelo Conselho Estadual da Diversidade Sexual (Ceds), o evento acontecerá no auditório David Mufarrej, na Universidade da Amazônia (Unama).
A conferência reunirá representantes da sociedade civil e do poder público para debater os desafios locais e propor soluções concretas para as pautas da comunidade LGBTQIA+. Este evento é uma etapa fundamental para fortalecer a democracia participativa e a construção coletiva de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos humanos e da cidadania dessa parcela da população.

Escuta e Construção de Políticas Efetivas
Para Bárbara Oliveira, gerente estadual de Promoção de Diversidade Sexual e de Gênero da Seirdh, a conferência é de suma importância. Ela destaca que, ao longo dos dois dias, serão debatidos tópicos que contemplem as pessoas LGBTQIA+ de diversas localidades do Pará. O objetivo é que as especificidades de cada região sejam refletidas nas diretrizes que nortearão a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
“Estas pessoas vão trazer as suas demandas, as suas particularidades locais e territoriais. Desta forma, isso pode ser incluído em um plano estadual de políticas públicas, e, a partir disto, podemos apresentar as demandas da população do Pará durante a Conferência Nacional LGBTQIA+. Essa é a maior importância: trazer as demandas, escutar a população, pessoas ativistas, militantes de coletivos que fazem essa política pública também girar nos seus territórios e nos seus coletivos”, explica Bárbara Oliveira.
Programação Destaques
O primeiro dia da conferência começa às 8h com o credenciamento. A solenidade de abertura e as boas-vindas serão seguidas pela formação da Mesa Diretora e aprovação do regimento interno.
Um dos momentos mais aguardados é a palestra magna com o tema “Os desafios para a implementação de Políticas Públicas frente à conjuntura nacional e internacional”, que será ministrada por Symmy Larrat, Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Segundo Verena Moraes, da comissão organizadora, a presença de Symmy, que é de Belém e tem uma vasta história de ativismo, é um ponto crucial do evento.
Após a palestra magna, haverá uma mesa temática sobre “Os avanços na luta por direitos humanos para pessoas LGBTQIA+ no Estado do Pará”, com a participação de Verena Arruda (diretora de Direitos Humanos da Seirdh), Bárbara Pastana e Beto Paes.
A partir das 14h10, os participantes se reunirão em quatro Grupos de Trabalho (GTs) para debater temas essenciais:
Enfrentamento à violência
Trabalho digno e geração de renda
Políticas de interseccionalidade e internacionalização
Institucionalização da política nacional dos direitos das pessoas LGBTQIA+
A síntese dos GTs 1 e 3 será apresentada às 17h, seguida pela dos GTs 2 e 4 às 18h20. O encerramento do primeiro dia está previsto para as 19h50.
O segundo dia, 28 de junho, inicia com credenciamento para observadores às 9h. A primeira mesa temática abordará “O Avanço do conservadorismo mundial e perseguição à população LGBTQIA+, com foco na Amazônia”, com mediação de Regina Alice e participação de Gabriel Conrado, Hevelyn Maia, Rafael Carmo e Vivi Reis.
Às 10h30, será realizada a plenária final com a apresentação dos resultados das propostas aprovadas. Após o almoço, às 14h30, Davi Almeida e Gabriela Borja ministrarão uma palestra sobre “Políticas institucionais visando o acesso à empregabilidade e permanência”.
O encerramento do evento contará com uma mesa temática sobre “O Pará rumo à 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, apresentada pelos representantes da comissão organizadora. Um dos momentos cruciais será a eleição das Pessoas Delegadas às 16h50. A conferência será concluída com o encerramento, feito pela Comissão Organizadora.
Serviço:
• 5ª Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
• Quando: 27 e 28 de junho
• Horário: a partir das 9 horas
• Onde: auditório David Mufarrej – Unama Alcindo Cacela
• Contato: (91) 984020595 – Juliana Maia, coordenadora de comunicação da Seirdh.