O evento ocorrerá das 19h às 21h, com entrada franca e sem necessidade de inscrição, na Avenida Augusto Montenegro, próximo ao Mangueirinho.
O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Uepa, realizará a observação da Lua Cheia nesta sexta-feira, 14, das 19h às 21h. Telescópios estarão disponíveis para o público explorar os detalhes da Lua, como crateras e manchas. O evento é gratuito, não exige inscrição e acontecerá no espaço do CCPPA. A realização da atividade depende das condições climáticas.
Importante ressaltar: o eclipse lunar total, com a Lua avermelhada, ocorrerá na madrugada, entre 02h08 e 05h49, com ápice às 03h28, e não será visível durante o evento noturno.
O eclipse lunar total, um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua é totalmente encoberta pela umbra, a sombra mais escura da Terra, poderá ser observado em todo o Brasil. Não serão necessários equipamentos especiais, mas a observação poderá ser prejudicada por nuvens, conforme explica Gabriel Condurú, técnico em Física do CCPPA. Durante o ápice do eclipse, às 03h28 do dia 14/03, a “Lua de sangue” se manifestará, um efeito visual causado pela refração da luz solar na atmosfera terrestre.
“Nessa situação, a atmosfera terrestre age como um filtro de cores. Ela espalha a luz com pequenos comprimentos de onda (como o azul e o violeta), deixando passar apenas o espectro da luz com comprimentos de onda mais longos (como o vermelho). A luz vermelha vai em direção à Lua, conferindo a ela uma tonalidade avermelhada. Além disso, essa tonalidade vermelha dependerá do material suspenso na atmosfera”, explica o profissional do CCPPA, que possui doutorado em Física.
Serviço
Observação da Lua cheia
14/03, das 19h às 21h
Entrada gratuita
Local: CCPPA – Avenida Augusto Montenegro, s/nº, Km 03, ao lado do Mangueirinho.
Foto: Monique Hadad