domingo, novembro 30, 2025
Desde 1876

Bienal das Amazônias conclui atividades pedagógicas com arte em movimento

Em sua última semana de visitação pública, a 2ª Bienal das Amazônias encerra as atividades pedagógicas com o laboratório “Sotaques do Corpo: Performance, Teatro e Slam Poesia”, conduzido pela arte-educadora Arth, que convida o público a aperfeiçoar a escrita criativa e a consciência corporal em cenas baseadas em jogos teatrais. A programação é gratuita e será realizada neste domingo (30), às 10h, mas é necessário fazer inscrição prévia, que já está disponível no endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBF_Txc3SttrPQB9Sf2IiUUF-pXZURj62kKLo9Y55Tj6eIEA/viewform.

Arth conta que o tema do laboratório dialoga com o conceito da 2ª Bienal das Amazônias, “Verde-distância”, inspirado na obra do escritor paraense Benedicto Monteiro. A criação de outras palavras e formas, como corpo e voz, também conversa com a pesquisa que a arte-educadora realiza com a linguagem do teatro hip-hop, onde promove uma mixagem entre teatro, performance e slam poetry.

“No contexto da Slam Poesia, a poesia é como um grito contra as desigualdades sociais e que abarca vozes subjetivas e coletivas, apontando para as ‘Escrevivências’, de Conceição Evaristo (2020). A temática social e política é a base da inspiração, algo substancial no teatro hip-hop”, explica a arte-educadora.

A atividade será desenvolvida em um formato de laboratório prático e dialógico com acolhida, introdução ao slam e algumas teorias da performance, com jogos teatrais. Os participantes serão conduzidos à leitura compartilhada de poesias e a uma roda de conversa, onde, de forma cênica, será proposto um tema de relevância social e política, inspirado nas obras da 2ª Bienal das Amazônias.

“Eu espero que os participantes do laboratório vivenciem um novo processo de criação escrita, cênica, performática e poética que esteja politicamente engajado. A ideia é estimular as pessoas a serem protagonistas das suas próprias criações, pois, ao mesmo tempo que se produz arte, se produz conhecimento que deve ser compartilhado”, ressalta Arth.

A 2ª Bienal das Amazônias tem patrocínio master do Nubank, Shell e Vale, e patrocínio do Mercado Livre, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A 2ª edição conta também com o apoio institucional do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa na Amazônia (FADESP).

Serviço:

Laboratório “Sotaques do Corpo: Performance, Teatro e Slam Poesia”

Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBF_Txc3SttrPQB9Sf2IiUUF-pXZURj62kKLo9Y55Tj6eIEA/viewform 

Faixa etária: a partir de 16 anos

Data: 30 de novembro

Horário: 10h às 12h

Local: Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA) – Rua Senador Manoel Barata, n° 400

Horário de funcionamento da 2ª Bienal das Amazônias, até novembro de 2025.

Quarta e quinta-feira, das 9h às 17h; sexta e sábado das 10h às 20h; e domingos e feriados das 10h às 15h. A última entrada é sempre uma hora antes do fechamento

Sites:

www.bienalamazonias.com.br

www.2.bienalamazonias.com.br

Instagrams:

@bienalamazonias

@ccba.belem

Por Luana Vidal/Imagem: Luiz Claudio Fernandes/Divulgação

Poupança Premiada Banpará -300X100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,271FansLike
3,567FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
Poupança Premiada Banpará -320X320
Webbanner_320x320px

Mais recentes