A deputada estadual Lívia Duarte (PSOL), presidenta da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que começou ontem, segunda-feira, 4, em Brasília. “Estamos aqui a serviço para encaminhar o que for preciso no Legislativo do Pará”, destaca.
“Aqui acontece um grande evento com três mil pessoas. Têm caravanas de movimentos sociais, artistas e organizações vindas de todo o Brasil. Já encontrei aqui artistas e autoridades do Pará, como a secretária estadual de Cultura, Úrsula Vidal, e a presidenta da Fundação Cultural de Belém, Inês Silveira. A gente vem pra entender qual o espaço será dado para a regionalização e quais as pautas com o meio ambiente e a resistência entre outras pautas que defendemos”, declara Lívia.
A deputada paraense afirma que a conferência nacional traz esperança para uma nova fase de redemocratização das artes no Brasil. “Houve um desgoverno em várias áreas, mas na cultura foi um desastre completo com a extinção do Ministério da Cultura e os enfrentamentos irresponsáveis do ex-presidente sobre a Lei Rouanet”, recorda. “A conferência está muito emocionante e vibrante. A gente espera poder ouvir os artistas e os fazedores de cultura”, conclui.
Imagem: Divulgação