sábado, setembro 7, 2024
Desde 1876

Concurso oficial de quadrilhas traz temas sobre a Amazônia ao Arraial de Belém

Via edital, 35 quadrilhas foram habilitadas ao concurso junino oficial da Prefeitura de Belém de 2024. A 1ª fase, iniciada na quinta-feira, 13, é eliminatória e ocorre nesse domingo, 16, no Piano Palco. Com o tempo mínimo de 15 minutos, e máximo de 20 minutos de apresentação, as quadrilhas são avaliadas nos quesitos Conjunto, Coreografia, Traje, Marcação e Evolução. Os jurados estarão avaliando os grupos com pontuações de nota 7 a 10.

“O nosso arraial iniciou com um espetáculo de tirar o fôlego. A primeira noite de concurso foi encerrada com louvor. Até domingo, ainda teremos muitas apresentações, muitas surpresas, muita cor, muita alegria e celebração da cultura popular e fazedores de cultura”, diz a presidente da Fumbel, Inês Silveira.

Dando início à competição, na noite de abertura, seis quadrilhas se apresentaram e  mostraram que a disputa será acirrada. Foram elas: Furacão Junino de Outeiro; Sabor Açaí; Moreninha da Campina; Roceiros da Terra Firme; Tradição Junina do Benguí e Reino de São João.

OUTEIRO

Com o tema Os Primeiros Milagres de São Benedito, a quadrilha Furacão Junino de Outeiro inaugurou o Piano Palco trazendo fé, tradição e milagres. Segundo Liliane Alves, presidente da quadrilha, os quadrilheiros estavam se preparando desde setembro de 2023. “Esse é o momento mais esperado de todo quadrilheiro. Mesmo após 27 anos de experiência, a gente sempre fica nervoso e dessa vez não foi diferente. Porém, mostramos ao público e aos jurados todo o amor e fé que temos em São Benedito”, disse Liliane Alves.

SABOR AÇAÍ

Revelando o oculto, as dificuldades  e as emoções juninas, com 33 quadrilheiros  do bairro do Barreiro, a quadrilha Sabor Açaí foi a segunda a entrar no Piano Palco. Com o tema O São João que Você Não Vê, os quadrilheiros homenagearam os profissionais que atuam nos bastidores da produção junina,como as costureiras; e os desafios que enfrentam para manter um grupo cultural ativo. “Eu dei o meu melhor e me sinto muito honrada por ter trazido um tema muito significativo para o concurso e falar sobre o trabalho das costureiras. É gratificante homenageá-las dessa forma, pois nada seria possível sem elas. Espero que elas tenham se sentido representadas por mim”, declara Letícia Martins, Miss Negritude da Sabor Açaí.

MORENINHA DA CAMPINA

Contando a história de ribeirinhos que vivem na Amazônia, a quadrilha Moreninha da Campina foi a terceira a participar do concurso. Com 22 anos de funcionamento e 16 pares, os quadrilheiros apresentaram o tema Amazônia de Ribeirinhos lutando pelo pão de cada dia. “Estamos mostrando a riqueza que extraímos da Amazônia, que está em nosso alimento e em nossa cultura. Viemos mostrar nossas lendas, nossas histórias e seres que existem em nossa floresta”, conta Rosivaldo Olivera,marcador da Moreninha da Campina.

ROCEIROS DA TERRA FIRME

Em protesto à poluição dos rios da Amazônia, a quadrilha Roceiros da Terra Firme foi a quarta a subir no Piano Palco. Como forma de denúncia, os quadrilheiros apresentaram o tema Amazônia em Chamas: Rios encantados pedem socorro. “A floresta pede socorro, os rios pedem socorro, nossa Amazônia pede socorro. O tema da nossa quadrilha é um grito de ajuda e precisamos cuidar das nossas riquezas, que são nossos pássaros, nossos bichos e nossas águas”, enfatiza o marcador da Roceiros da Terra Firme, Renan Rocha.

TRADIÇÃO JUNINA

Com o tema “A Epopeia de Um Guerreiro Seringueiro”, a quadrilha Tradição do Bengui foi a quinta participante a se apresentar no concurso.  Há 35 anos participando de concursos juninos, e com 28 pares, a quadrilha mostrou todo seu profissionalismo e grandiosidade no Piano Palco ao alertar sobre o desmatamento da Amazônia.“Eu amo dançar e venho, por meio do nosso tema, mostrar toda a sensualidade da onça pintada e alertar sobre sua extinção, que ocorre devido a caça ilegal. Espero que os jurados tenham recebido a mensagem e que o público possa defender também a nossa causa e nosso tema”, reforça Janaína Pontes, Miss Caipira da Tradição Junina do Benguí.

REINO DE SÃO JOÃO

Diretamente do bairro do Guamá, com 20 pares de quadrilheiros representando os povos originários da Amazônia, a quadrilha Reino de São João encantou o público. Com o tema “Antes da coroa existia o cocar”, o grupo encerrou a primeira noite do concurso, exibindo toda a riqueza e extravagância das penas e plantas amazônicas em seus figurinos. “A gente apresentou uma mensagem muito importante: precisamos lembrar e ressaltar que os indígenas são os donos dessa terra e são os povos originários da Amazônia, muito antes dos reis e rainhas de Portugal. Temos que ser a resistência na Amazônia”, conclui o quadrilheiro Éder de Souza.

DESCLASSIFICAÇÃO

A quadrilha Sensação Caliente, do bairro do Maracajá, do Distrito de Mosqueiro, seria a segunda concorrente a se apresentar na noite de abertura do concurso. Porém, não compareceu no horário e nem no tempo de tolerância para participar da competição, conforme regulamento do edital. Assim, a quadrilha foi desclassificada do Concurso Oficial de Quadrilhas 2024.

MISSES

Esbanjando brilho, glamour e orgulho, as misses também chegaram no arraial para arrasar e encantar a todos. Neste ano, serão escolhidas as campeãs nas modalidades Caipira, Simpatia, Negritude e LGBTQIA+.

Elas serão avaliadas pelos jurados nos quesitos Conjunto, Coreografia, Traje e Beleza Estética.  Como novidade, o quesito “Make Up” foi criado exclusivamente para somar na avaliação das misses LGBTQIA+.

APURAÇÃO

Após essa semana de apresentações, no dia 18 será realizada a primeira apuração de votos.  Apenas 18 quadrilhas, das 35 habilitadas, passarão para a próxima fase.  Nos dias 20, 21 e 23, as quadrilhas com as maiores pontuações darão continuidade ao concurso, e no dia 23, ocorre a última apuração e a premiação das 10 campeãs do Arraial de Belém 2024.

Programação do final de semana

No Piano Palco

Concurso de Quadrilhas – 1ª fase eliminatória

15/06 (Sábado)

19h – Encanto da Juventude

19h40 – Balão de Ouro

20h20 – Fúria Junina

21h – Amor de Um Mensageiro

21h40 – Santa Luzia

22h20 – Roceiros Pé de Moleque

23h – Roceira Atração Junina do Benguí

23h40 – Revelação do Marco

00h20 – Estrela do Norte

01h – Sedução Ranchista

16/06 (Domingo)

19h – Fuzuê Junino

19h40 – Explosão Junina de Val de Cans

20h20 – Rosa Vermelha

21h – Império Junino de Outeiro

21h40 – Cristal Junino

22h20 – Pipocando Junino

23h – Impacto Junino

23h40 – Rainha da Juventude

00h20 – Renovação de São João

Na Cuia Acústica

14/06 (Sexta-Feira)

18h30 – Grupo Folclórico Tribo Dos Feiticeiros (Toada)

19h20 – Associação Grupo De Cultura Regional Iaçá (Parafolclórico)

20h20 – Ponto De Cultura Magia Da Toada (Toada)

21h20 – Grupo Folclórico Juventude Curumim (Parafolclórico)

Tabatinga (Boi Bumbá)

22h20 – Banda Senta Peia (Carimbó)

23h20 – Associação Balé Folclórico Da Amazônia Brasil (Parafolclórico)

00h20 – Grupo De Carimbó Flor Do Pará (Carimbó)

15/06 (Sábado)

18h30 – Encanto Amazônico Decameron (Toada)

19h20 – Grupo De Cultura Nativa E Popular Os

Curupiras (Parafolclórico)

20h20 – Ponto De Cultura Kananciuê (Toada)

21h20 – Boi Bumbá Resolvido (Boi Bumbá)

22h20 – Grupo Uirapuru Do Mestre Verequete (Carimbó)

23h20 – Grupo De Expressões Parafolclóricas

Uirapuru (Parafolclórico)

00h20 – Carimbó Mururé (Carimbó)

01h20 – Coletivo Cidade Tambor (Carimbó)

16/06 (Domingo)

18h30 – Ponto De Cultura Tupi Kawahiva (Toada)

19h20 – Associação Cultural E Desportiva Trilhas Da Amazônia (Parafolclórico)

20h20 – Ponto De Cultura Companhia De Expressões Culturais Etnias Da Dança (Toada)

21h20 – Boi Bumbá Prenda De São João (Boi Bumbá)

22h20 – Grupo De Carimbó Parásileiros (Carimbó)

23h20 – Grupo Parafolclórico Vaiangá (Parafolclórico)

Texto:

Vagner Mendes

Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) da Prefeitura de Belém

Avenida Gentil Bittencourt, 1.051, entre a avenida Generalíssimo Deodoro e a travessa Quintino Bocaiúva, no bairro de Nazaré.

CEP: 66040-000

telefones úteis

ouvidoria geral – 162

atendimento à mulher – 180

disque denúncia – 181

disque entulho – 98499-0059

fale com a guarda – 153/190

iluminação pública – 0800-000-3233

código de posturas – 3251-4468

Imagem: Vagner Mendes/Ascom Fumbel

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,000SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo