sábado, julho 20, 2024
Desde 1876

COP 30 é um dos destaques do terceiro dia de programação da XVI Feira da Indústria do Pará

Nesta sexta-feira, 24, o Congresso Técnico da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) terá novos debates envolvendo temas de interesse do setor, alinhados ao cenário econômico global. A COP 30 será o tema central de pelo menos dois painéis, incluindo o de encerramento do evento, “A COP 30 é nossa!”, que reunirá às 18 horas, no mesmo palco a vice-governadora do Pará Hana Ghassan, o presidente da FIEPA, Alex Carvalho; o coordenador do Comitê Municipal da COP 30, Cláudio Alberto Puty; o diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) no Pará, Rubens Magno; e o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Bomtempo. O debate será às 18h.
Antes, às 16h, haverá o painel: “Exportação de produtos amazônicos rumo à COP 30”, que abordará os desafios e oportunidades que se colocam para os produtores da região, a partir do incentivo à bioeconomia. O debate reunirá representantes da Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do SEBRAE e da empresa Hidromel Uruçun.

RODADA DE CRÉDITO
Representantes de dez instituições bancárias irão esclarecer dúvidas, orientar e dar acesso a empréstimo ou financiamento para a classe empresarial paraense. A rodada será hoje (24 de maio), das 13 às 16h, na Sala Pará. Também confirmaram presença dois escritórios de elaboração de projetos, que vão auxiliar os empresários a elaborarem os projetos para submeter à análise das instituições financeiras. A rodada é voltada para empresas paraenses de diversos portes, em especial do setor industrial.

RODADA DE NEGÓCIOS
Grandes indústrias Mantenedoras e parceiras Redes/FIPA vão conhecer as soluções de fornecedores locais das áreas de Construção Civil, Meio Ambiente, ⁠Automotivo e Peças, ⁠Máquinas e Equipamentos, ⁠Saúde e Segurança, ⁠Transporte e Logística, e ⁠Manutenção Industrial. O atendimento será individualizado. Juntos, esses setores somaram 51% das compras locais realizados em 2023 nos municípios de atuação da Iniciativa do Sistema FIEPA. Será às 17h, na Sala Pará.

OUTROS DESTAQUES
Pavilhão de Exposições – Das 17h às 22 horas, o pavilhão de exposições está aberto para visitação diária e gratuita, onde o público pode conhecer as ações de sustentabilidade social e ambiental do setor, além de iniciativas de inovação e tecnologia. São 70 estandes, com 90 expositores, que levam para a FIPA uma amostra de tudo o que é produzido pelas pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais. O espaço funcionará até o dia 25 de maio.
Museu Interativo SESI LAB – Em todos os dias do evento, das 17 às 22 horas, a FIPA abrigará o Espaço SESI LAB, pela primeira vez na Região Norte do país, uma versão itinerante do museu 100% interativo, inspirado no Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo localizado na Califórnia (EUA). A mostra conta com uma exposição de 10 aparatos que envolvem arte, ciência e tecnologia e oferece uma experiência interativa e lúdica aos paraenses, nos moldes do que é feito no museu em Brasília. A visitação é gratuita, no pavilhão de feiras.
Espaço “Made In Pará” – Uma novidade desta edição da FIPA é o Espaço “Made In Pará”, onde pequenas e médias indústrias locais apresentarão produtos feitos a partir de matérias-primas genuinamente amazônicas, oportunidade para destacar a bioeconomia e promover produtos regionais. No local será possível conhecer e comprar produtos como joias, cosméticos, alimentos e bebidas produzidas à base de itens como mel, frutos ou vegetais típicos da Amazônia e que têm ganhado destaque nos mercados internacionais. São produtos da chamada bioeconomia, quando tecnologia e inovação são utilizadas para oferecer soluções mais sustentáveis, contribuindo para geração de emprego e renda em harmonia com a preservação do meio ambiente. A visitação é gratuita, em todos os dias da Feira, das 17h às 22 horas, no pavilhão de feiras.
Espaço SENAI de Inovação – Em todos os dias da FIPA, das 17 às 22 horas, o SENAI leva para o Hangar as suas tecnologias digitais, com dinâmicas como o Grand Prix de Inovação e a Seletiva WorldSkills, competições estudantis que envolvem criatividade, conhecimento e inovação.
Minicursos gratuitos do SENAI – Em todos os dias da FIPA, das 17h às 22 horas, o SENAI também estará com sua Unidade Móvel de Panificação, onde ofertará, gratuitamente, minicursos na área. Além de participar dos minicursos, os visitantes também poderão degustar os pães especiais produzidos na unidade móvel.
Selo Evento Neutro – A FIPA receberá o Selo Evento Neutro pela quantificação e neutralização das emissões de carbono geradas durante o evento, onde serão compensados 49 toneladas CO2 equivalente (CO2e), que é a medida utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa, baseada no potencial de aquecimento global de cada um. A iniciativa beneficiará, por meio de incentivo financeiro, o projeto REDD+ Vale do Jari, que está localizado no município de Almeirim, no Pará, na fronteira com o estado do Amapá, e atua para evitar o desmatamento e minimizar seus impactos socioambientais.
Espaço E+ Reciclagem – A Equatorial Energia está com o Espaço E+Reciclagem, projeto do Programa de Eficiência Energética da empresa. Lá, durante todos os dias da FIPA, os visitantes poderão depositar, de forma voluntária, materiais como papel, plástico e metais que terão destinação correta, evitando que sejam descartados no meio ambiente.
Casa E+ Cultura – Em todos os dias da Feira, a Equatorial Pará também promove a Casa E+ Cultura, uma área onde será realizada a programação artística e cultural do evento. No espaço, o público vai poder acompanhar apresentações de teatro, música e dança. Além disso, haverá exposição de arte e ambiente gastronômico.

SOBRE A XVI FIPA
A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, ApexBrasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Alcoa, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará e Natura.
A programação completa da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) está disponível no site https://www.fiepa.org.br/fipa/.

Fonte FIEPA
Imagens: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo