A Albânia estreia na Eurocopa neste sábado (15), contra a Itália, em sua segunda participação na competição em toda a história. A equipe está no Grupo B, o chamado “Grupo da Morte”. Além da Itália, os albaneses também irão enfrentar na chave a Croácia e a Espanha.
É mais um desafio para o técnico Sylvinho, que assumiu a seleção europeia em janeiro de 2023, com a missão de levar a equipe à disputa do torneio continental. A conquista da vaga aumentou o prestígio do brasileiro, que estava em baixa devido aos trabalhos realizados no Lyon, da França, e também no Corinthians.
Sylvinho teve uma passagem apagada pelo Lyon, em 2019. A equipe registrou seu pior início na história do Campeonato Francês. Foram apenas 11 jogos do técnico à frente do time, com três vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Mesmo estando pouco tempo no comando, o treinador foi demitido pelo Lyon.
Em 2021 veio outro desafio: o Corinthians, onde ele teve grande passagem como jogador. Por lá, Sylvinho conquistou a Copa do Brasil de 1995, o Brasileiro de 1998 e os Paulistas de 1995, 1997 e 1999. Na época em que ele foi contratado para ser treinador, o Timão tinha acabado de demitir Wagner Mancini, com quem Sylvinho já havia trabalhado como auxiliar. O Corinthians buscava novos nomes para tentar engrenar nas competições.
Nos 16 primeiros jogos, por Brasileirão e Copa do Brasil, o técnico acumulou seis vitórias, seis empates e quatro derrotas, com 48,8% de aproveitamento. Neste período, foi eliminado na terceira fase da Copa do Brasil diante do Atlético-GO. Já no Brasileirão, o Corinthians subiu na tabela e terminou o campeonato conquistando uma vaga na Libertadores. Mesmo assim, Sylvinho era criticado pelo desempenho do time, principalmente fora de casa. Apesar da forte pressão, Duilio Monteiro Alves, então presidente do clube, bancou o profissional para a temporada seguinte.
Em 2022, foram três partidas no comando do Alvinegro: 0 a 0 contra a Ferroviária, em casa, vitória diante do Santo André, por 1 a 0, com atuações abaixo do esperado, e derrota no clássico contra o Santos, por 2 a 1, de virada, em Itaquera. O treinador foi chamado de “burro” pela torcida, ainda com a bola rolando, e acabou sendo demitido após a partida. Foram 43 jogos como técnico da equipe, com 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. Foram 42 gols marcados e 40 sofridos.
O futebol, porém, reservava algo grandioso para Sylvinho no futuro. Em janeiro de 2023, o técnico assumiu a Albânia com a missão levar o time à disputa da Euro 2024. O acerto levantava dúvidas e virou até motivo de piada para alguns, mas dentro de campo o jogo virou. A campanha nas eliminatórias foi surpreendente: a seleção somou 15 pontos, com quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota, com direito a um triunfo por 2 a 0 sobre a Polônia, de Robert Lewandowski. A classificação lhe rendeu uma indicação ao prêmio de melhor técnico de seleção do mundo.
Agora, o treinador busca um outro feito: fazer com que a Albânia sobreviva ao grupo da morte e se classifique às oitavas de final da Eurocopa 2024.
Fonte: IG/Foto: Reprodução/Instagram