domingo, dezembro 14, 2025
Desde 1876

Ensaio de Natal resgata autoestima de pacientes oncológicos no ‘Octávio Lobo’

Iniciativa, em Belém, proporcionou momentos de leveza e valorização da autoimagem no enfrentamento do câncer

Por Governo do Pará (SECOM)

Adolescentes em tratamento contra o câncer no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, participaram de um ensaio fotográfico de Natal. A iniciativa é uma parceria da instituição de saúde com a fotógrafa voluntária Carol Marques para trazer um momento de leveza e valorização da autoimagem e autoestima dos pacientes. Um cuidado essencial nesta fase da vida, especialmente em meio aos desafios enfrentados durante o processo de enfrentamento da doença.

Moradora do município de Chaves, situado na Ilha do Marajó, Mayra Costa, de 15 anos, posicionou-se com um olhar tímido no cenário. “Foi incrível, pela primeira vez participei de uma sessão de fotos. Eu amei tudo isso aqui, eu me senti bonita”. A mãe de Mayra, Elisandra Santos, 42 anos, também teve a oportunidade de ser fotografada com a filha. “Achei tudo tão bom, traz uma sensação de aconchego, conforto para gente”, disse a genitora.

É a terceira vez que a fotógrafa Carol Marques doa tempo e talento para criar momentos especiais para pacientes do Hospital Octávio Lobo. Desta vez, as lentes foram direcionadas para o público de 13 a 19 anos  atendido na instituição. “É um trabalho realizado com muito carinho, porque sabemos que o câncer afeta vários aspectos da vida. A fotografia é uma arte que pode ser usada para resgatar a autoestima e eternizar um momento especial, o Natal, que tem um simbolismo importante tanto para eles, quanto para as famílias”, destacou a profissional.

Os registros foram realizados no estúdio profissional localizado no bairro do Reduto, em uma tarde alegre com distribuição de lanches e presentes doados por parceiros da fotógrafa, conforme a idade dos pacientes. “É bacana ver quantas pessoas se sensibilizam em ajudar, seja com presente, seja divulgando como esses pacientes precisam do nosso apoio. E levar um pouco de amor, de atenção e eternizar cada um deles através da fotografia no cenário de natal, é  um momento especial, de afeto e luz”, disse Carol.

A coordenadora de Humanização, do hospital, Natacha Cardoso, a ação se conecta com a diretriz da Clínica Ampliada da Política Nacional de Humanização (PNH), que amplia a concepção do cuidado para além da doença, mas considera o sujeito nos aspectos sociais, emocionais e culturais.

“Olhamos para além do aspecto biológico e terapêutico, mas também buscamos fortalecer a socialização com a equipe, com a família e com a rede de apoio desses adolescentes. A partir disso, levamos para conhecer outros espaços e tirá-los da rotina de tratamento, que remete ao adoecimento, que causa medo e insegurança. E permitir que vivencie esse clima natalino que remete ao aconchego da família, às relações pessoais e à renovação da esperança”, afirmou a coordenadora Natacha Cardoso.

Para Natacha, o mais importante é proporcionar bons momentos e memórias afetivas que ajudem os adolescentes a recordar que o câncer é apenas uma fase difícil, e que, apesar dos desafios, ainda há vida, esperança e futuro. “Nós buscamos criar experiências cheias de significado, capazes de fortalecer emocionalmente os pacientes e suas famílias. Queremos que eles não esqueçam que existe um amanhã com possibilidades de cura, de continuidade da trajetória de vida. Esse é o nosso principal propósito”, explicou.

Há oito anos, Nilson Marques faz tratamento contra linfoma. Mais descontraído, brincava com colegas e despertava sorrisos sinceros em meio a cada flash. “Foi muito gratificante participar desse momento, principalmente porque meus amigos estão aqui e  estar com eles é um momento de lazer e de felicidade”, disse.

O psicólogo do Hoiol, Felipe Silva, ressaltou que atividades como a sessão fotográfica ajudam a amenizar o impacto físico, psicológico e social do câncer, que pode afetar a autoimagem e autoestima dos pacientes, comprometendo a qualidade de vida e adesão ao tratamento. “As estratégias utilizadas buscam auxiliar no enfrentamento, reduzir o estresse causado por um tratamento difícil e fazê-los lembrar como é a vida para além das intervenções terapêuticas. É promover qualidade de vida, possibilitar situações positivas e diminuir a sobrecarga emocional por meio de estímulos que fortaleçam a autonomia, a identidade e a própria vida”, concluiu.

Serviço:  Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital Octávio Lobo é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

Recuperação de Credito 300-x-100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,263FansLike
3,554FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
Recuperação de Credito 320-x-320
Webbanner_320x320px

Mais recentes