segunda-feira, abril 22, 2024
Desde 1876

Estudo revela dieta saudável capaz de reduzir o ronco

Um estudo recentemente publicado no periódico ERJ Open Research revelou que uma dieta saudável à base de plantas pode estar associada a um menor risco de desenvolver apneia obstrutiva do sono. Essa condição de saúde é caracterizada pela redução ou interrupção completa da respiração durante o sono, resultando em roncos intensos. As informações são da CNN Brasil.

A dieta saudável à base de plantas enfatiza o consumo elevado de vegetais, frutas, grãos integrais e oleaginosas, ao mesmo tempo em que limita ou exclui o consumo de alimentos de origem animal. De acordo com o estudo, indivíduos que seguem uma dieta com alto consumo de alimentos de origem vegetal apresentam uma redução de 19% no risco de desenvolver apneia obstrutiva do sono em comparação com aqueles cujo consumo de alimentos vegetais é mais baixo.

Além disso, a pesquisa identificou uma diferença significativa entre aqueles que seguem uma dieta saudável à base de plantas e aqueles que evitam carne, mas mantêm uma alimentação menos saudável. Os participantes com uma dieta rica em carboidratos refinados, bebidas açucaradas e alimentos com alto teor de sódio apresentaram um aumento de 22% no risco de desenvolver apneia em comparação com aqueles que adotam uma dieta equilibrada e saudável.

“LACRAÇÃO”

Os resultados foram obtidos a partir de dados de 14.210 participantes da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição. Os participantes forneceram informações sobre suas dietas por meio do método de recordatório de 24 horas, uma entrevista que detalha os alimentos consumidos ao longo do dia, a partir da meia-noite da data em questão. Além disso, o risco de apneia obstrutiva do sono foi avaliado usando o questionário STOP-BANG, que aborda questões sobre ronco, níveis de cansaço diurno, falta de ar durante a noite e outros indicadores de saúde, como pressão arterial, IMC, idade e gênero.

Embora a relação entre hábitos alimentares e o risco de apneia obstrutiva do sono tenha sido determinada por meio de uma técnica chamada regressão logística, é importante destacar que são necessários mais estudos para confirmar essas descobertas.

O QUE É APNEIA?

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio potencialmente sério em que as vias aéreas são bloqueadas devido ao relaxamento dos tecidos da faringe e da base da língua. Isso resulta em falta de ar, roncos intensos e ruídos sufocantes ao tentar respirar. Para restabelecer a oxigenação do cérebro, a pessoa pode despertar várias vezes durante a noite.

As causas da apneia do sono incluem obesidade, sobrepeso, hipertensão arterial, idade avançada (mais comum em pessoas mais velhas) e histórico familiar. O diagnóstico é realizado através da história clínica e exame físico conduzido por um médico especializado em sono. O tratamento pode envolver alterações nos hábitos de sono e alimentação, fonoterapia, utilização de aparelhos intraorais e, em casos específicos, procedimentos cirúrgicos.

Imagem: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,600SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Governo do Estado
banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo