Conforme já havia anunciado, o Instagram encerrará oficialmente nesta terça-feira (14) o uso de filtros de realidade aumentada desenvolvidos por terceiros. A decisão da Meta afetará mais de 2 milhões de efeitos, como filtros de beleza e publicitários, criados por usuários e marcas, que deixarão de estar disponíveis nas plataformas da empresa.
O fim dos filtros se deve ao encerramento da plataforma Meta Spark, que permitia que mais de 600 mil desenvolvedores em 190 países criassem efeitos personalizados. A partir de agora, apenas os filtros desenvolvidos pela própria Meta estarão disponíveis, enquanto os criados por terceiros serão removidos.
A Meta já havia anunciado essa decisão em agosto de 2024, justificando-a pela necessidade de direcionar seus investimentos para outros projetos, como o desenvolvimento de óculos de realidade aumentada.
Conteúdos como Stories e Reels que já utilizam filtros criados por terceiros não sofrerão alterações. No entanto, a partir de terça-feira, a criação e o uso de novos efeitos personalizados por outros usuários não serão mais permitidos na plataforma.
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