segunda-feira, junho 17, 2024
Desde 1876

Instituto Confúcio na Uepa abre inscrições para novas turmas

O Instituto Confúcio (IC), na Universidade do Estado do Pará (Uepa), abre seleção para novos alunos nos dias 25 e 26 do mês de março de 2024. Serão oferecidas 115 vagas para alunos, docentes e servidores da Uepa e 35 vagas para a comunidade externa.

A solicitação de inscrição para as aulas do Instituto Confúcio na Uepa 2024.1 deve ser feita de forma online, por meio de link disponível aqui, somente nos dias de matrícula. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e serão homologadas apenas aquelas cujos candidatos apresentarem os documentos solicitados corretamente.

O preenchimento incorreto do formulário é de total responsabilidade do candidato e poderá acarretar na não efetivação da inscrição. Somente após o e-mail de confirmação de matrícula com o aceite da secretaria, é que o candidato poderá considerar a vaga como garantida. Caso a escolha da turma solicitada esteja com as vagas esgotadas, será enviado um e-mail de remanejamento de outra turma que ainda tenha vagas disponíveis. Serão ofertadas sete turmas de nível 1, sendo cinco nos dias de segunda e quarta, e duas às terças e quintas, com horários pela manhã e pela tarde. 

Atualmente, o Instituto Confúcio conta com 300 alunos de mandarim e seis professores chineses. São 240 alunos que se formaram pelo IC na Uepa, explica o diretor brasileiro Antonio Silva que acrescenta: “alguns tiveram oportunidade de conseguir bolsa de estudo e aperfeiçoar seu aprendizado de mandarim por um ano na Universidade Normal de Shandong, China”, por meio de intercâmbio.

Para esta nova chamada de alunos, a direção do IC, formado por ele e pela diretora chinesa Sun Jing, a expectativa é de uma grande procura, afinal “o domínio da língua chinesa hoje se tornou importante principalmente nas relações comerciais. Estamos em um mundo em que as fronteiras diminuíram, contudo, o domínio de uma língua estrangeira é fundamental para aproximação nas mais diversas áreas. Desejamos que mais alunos tenham a chance de estudar na China para aperfeiçoamento do seu aprendizado de mandarim”.

Instituto – O Instituto Confúcio é resultado de um convênio entre a Uepa e a Shandong Normal University (SDNU), da China, e foi instituído em Belém no ano de 2016. O IC oferece o ensino de língua e caligrafia chinesa de forma gratuita. O objetivo é difundir o ensino da língua e da cultura chinesa, além de estimular o fortalecimento do intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China.

Documentos 
Idade mínima de 16 anos completos (Somente para a comunidade externa)
RG (frente e verso – digitalizado e legível)
CPF (digitalizado)
Foto 3×4 (digitalizada e com fundo sólido) – Deve ser anexada uma foto 3×4 nos padrões para documento, não serão aceitas selfies e outras imagens que não se encaixam no padrão de foto para documento.
Se aluno da Uepa, comprovante de matrícula – referente a 2024 (digitalizado)
Se servidor da Uepa, comprovante de vínculo atualizado (digitalizado)  
É necessário que todos preencham o termo de compromisso, que deve ser impresso e preenchido a mão, disponível aqui

Cronograma

Inscrições: 25 e 26/03/2024 (das 8h do dia 25/03 até às 17h do dia 26/03)

Prazo de resposta do Instituto Confúcio por e-mail: até o dia 04/04/2024 (somente por e-mail)

Início das aulas: 08/04/24 (para turmas de segunda e quarta) e 09/04/24 (para turmas de terça e quinta)  

Para mais informações, entre em contato com a secretaria do Instituto Confúcio via e-mail institutoconfucio@uepa.br.

Fonte: Agência Pará/Foto: Sidney Oliveira/Ascom Uepa

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo