Durante a COP30, Belém ganhará um pavilhão flutuante que representará a Itália na conferência do clima. Batizado de AquaPraça, o espaço ficará ancorado em frente à Casa das Onze Janelas, no centro histórico da capital paraense.
Com foco na sustentabilidade, a estrutura foi projetada pelos escritórios de arquitetura Carlo Ratti Associati e Höweler + Yoon, utilizando tecnologias de baixo impacto ambiental. O pavilhão é feito em aço e conta com um sistema que ajusta sua flutuação conforme o nível do mar, oferecendo ao público uma experiência sensorial sobre os impactos das mudanças climáticas.
O espaço terá mais de 400 metros quadrados, capacidade para até 150 pessoas e será palco de workshops, exposições, simpósios e atividades culturais, com ênfase nos desafios da Amazônia.
Além disso, a AquaPraça não será desmontada após a COP30. Segundo os arquitetos, a estrutura permanecerá em Belém como legado, fortalecendo a conexão entre meio ambiente, sociedade e arquitetura.
Antes de chegar ao Brasil, o pavilhão será exibido na Bienal de Arquitetura de Veneza, em setembro. A construção, que está sendo realizada no nordeste da Itália pela empresa Cimolai, segue a mesma proposta de inovação e sustentabilidade.
O projeto também prevê um espaço complementar chamado TerraPraça, que ainda está em fase de desenvolvimento.
A COP30 acontece entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, reunindo lideranças de todo o mundo para discutir soluções para a crise climática, bem no coração da Amazônia.
Imagem: Divulgação