sábado, abril 13, 2024
Desde 1876

Joe Biden diz que restabelecerá aborto caso recupere o Congresso

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quinta-feira (7) que, se recuperar o controle do Congresso nas eleições de novembro, restabelecerá a proteção ao direito ao aborto no país. O chefe de Estado deu declaração durante seu discurso sobre o Estado da União, tradicional ocasião anual em que o líder vai ao Congresso apresentar um relatório de sua gestão.

– Se os americanos me enviarem um Congresso que apoie o direito de decidir, prometo a vocês: restabelecerei Roe v. Wade como lei – disse Biden em seu discurso sobre o Estado da União, em referência à decisão judicial de 1973 que protegeu a interrupção voluntária da gravidez.

Nas eleições de meio de mandato de novembro de 2022, os democratas perderam o controle da Câmara dos Representantes, mas mantiveram o do Senado. Em junho do mesmo ano, a Suprema Corte, de maioria conservadora, anulou o caso Roe v. Wade, eliminando as proteções federais ao aborto e deixando a política a cargo de cada estado.

De acordo com a estimativa da ONG pró-aborto Planned Parenthood, 21 dos 50 estados do país agora têm proibições totais ou parciais do aborto.

O discurso sobre o Estado da União é tradicionalmente o mais importante do ano e, nesta ocasião, tem uma relevância especial meses antes das eleições de novembro, quando, salvo uma grande surpresa, Biden enfrentará novamente o ex-presidente Donald Trump, como em 2020.

*EFE

Fonte: Pleno News/ Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,600SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Governo do Estado
banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo