terça-feira, julho 15, 2025
Desde 1876

Lula no G7: “Belém será teste para líderes do mundo mostrarem compromisso real com o planeta”

Durante sua participação na Cúpula do G7, no Canadá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o convite para que os líderes globais participem da COP 30, que acontece em novembro, em Belém, no Pará. O encontro será crucial para debater ações concretas contra as mudanças climáticas.

“Belém será um teste para os líderes globais mostrarem se realmente estão comprometidos com o futuro do planeta”, afirmou Lula, destacando que o evento, realizado no coração da Amazônia, exigirá posturas firmes e responsáveis.

No discurso, Lula também anunciou a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que pretende remunerar os países em desenvolvimento pela preservação de florestas e serviços ecossistêmicos, sem depender de punições.

O presidente cobrou mais responsabilidade dos países ricos, lembrando que promessas feitas em conferências anteriores, como a COP15, nunca foram cumpridas como os US$ 100 bilhões anuais prometidos para ajudar na transição energética dos países mais pobres.

Lula reforçou que, para o Brasil, a meta é clara: reduzir as emissões de gases de efeito estufa entre 59% e 67% até 2035. Mas alertou: sem financiamento adequado, muitos países não terão condições de mudar suas matrizes energéticas.

Além da pauta ambiental, o presidente defendeu que uma taxação de 2% sobre as grandes fortunas globais poderia gerar até US$ 250 bilhões por ano para combater desigualdades e financiar ações climáticas.

Lula encerrou pedindo mais agilidade no acesso aos fundos climáticos e a modernização de instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial e o FMI, para que atendam de fato às demandas do Sul Global.

Imagem: Reprodução

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,913FansLike
3,617FollowersFollow
22,400SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px
Rastreabilidade Bovina_320x320px

Mais recentes