A Estação Cultural de Icoaraci foi palco, na noite do último domingo (22), do tradicional arraial junino, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O evento reuniu um grande público para celebrar as festividades típicas com uma programação repleta de música, dança, artesanato e gastronomia.
Entre as atrações principais, o projeto Boi Estrela Guia, do grupo Boi de Barro, animou a noite com dança, percussão e muita energia. O idealizador do grupo, Jamil Rebelo, destacou a importância de valorizar a cultura local e o apoio recebido pelo edital da Lei Aldir Blanc para dar continuidade ao projeto até o fim do ano.
O diretor da Estação Cultural, Luciano Gomes, ressaltou que este é o quarto ano consecutivo da Secult promovendo o arraial no espaço e comemorou o crescimento da participação popular. A programação também contou com apresentações de companhias de dança, grupos de carimbó, quadrilhas juninas para todas as idades e barracas de artesanato e comidas típicas.
Para a atriz e professora Rosilene Cordeiro, ocupar espaços culturais como a Estação é essencial para fortalecer a identidade e a união da comunidade. “Icoaraci é um celeiro cultural muito forte e esse espaço foi pensado para a comunidade. Ver as várias linguagens artísticas se encontrando é uma alegria”, afirmou.
O arraial junino da Estação Cultural reafirma o compromisso da Secult em valorizar e promover as tradições culturais paraenses, fortalecendo o vínculo entre a população e sua rica herança cultural.