quarta-feira, fevereiro 5, 2025
Desde 1876

Mais de 90 personalidades recebem honrarias do Poder Legislativo

A tradicional sessão solene de entrega de honrarias da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) foi realizada na manhã da quinta-feira, 19, no plenário Newton Miranda, do Palácio Cabanagem. Durante a solenidade, foram concedidos os títulos de Mérito Cabanagem, Cidadão do Pará e Honra ao Mérito a mais de 90 personalidades, entre secretários dos executivos estadual e municipais, políticos, militares, profissionais e religiosos. As honrarias foram entregues pelo presidente da Casa, deputado Chicão (MDB), com o apoio dos parlamentares responsáveis pelas indicações.

Na abertura oficial da solenidade, o deputado Chicão agradeceu a presença dos homenageados e das autoridades dos três Poderes. Em seguida, destacou os deputados presentes em plenário e concedeu a palavra ao deputado Gustavo Sefer (PSD), que discursou em nome do Poder Legislativo.

“Esta sessão é comemorativa, mas é principalmente de reconhecimento de mérito por suas atividades. Aqueles que não nasceram aqui demonstraram amor pelo Pará e, por isso, são merecedores deste reconhecimento”, destacou Sefer.

A solenidade foi dividida em dois momentos: o primeiro dedicado aos homenageados com a comenda de Mérito Cabanagem, em todos os seus graus; e o segundo voltado para os títulos de Honra ao Mérito e Cidadão do Pará.

Representando o primeiro bloco, o deputado federal Coronel Ulysses de Araújo (PL), do Acre, indicado pelo deputado Coronel Neil (PL), falou sobre sua ligação com o Pará, iniciada durante sua passagem pela Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura. “Essa homenagem nos orgulha pela alta honraria concedida por este Poder, que destaca o empenho dos homenageados em fortalecer o crescimento do Estado”, afirmou. Para o parlamentar, o Pará é o estado mais completo do Brasil devido à diversidade de seu bioma e características amazônicas. “Todos os cenários em um único estado”, avaliou.

No segundo bloco, o secretário estadual de Educação, Rossiele Soares, natural do Rio Grande do Sul e indicado pelo deputado Eliel Faustino (UB), recebeu a medalha estendendo a bandeira do Pará como gesto de reconhecimento ao estado onde trabalha. “Não é qualquer lugar onde seu povo veste a camisa com a bandeira que representa seu estado como fazem os paraenses”, afirmou. Ele também destacou a força da cultura local e citou o futebol representado por Remo e Paysandu, entre outras riquezas. “Obrigado por esta honra conferida de ser paraense”, finalizou.

Outro destaque foi a cantora Sandra Duailibi, natural de São Luís e residente em Belém desde os cinco anos. Sandra recebeu o título de Cidadã do Pará e emocionou o público presente ao cantar “Uirapuru”, clássico de Waldemar Henrique, acompanhada pelo violoncelista Felipe Siqueira.

No dispositivo oficial que conduziu a solenidade estavam, além do presidente Chicão, os deputados Gustavo Sefer e Chamonzinho (MDB). Também participaram o deputado federal Ulysses de Araújo (PL-AC), o Major Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avelar, a Ouvidora-Geral do Estado Nilma Lima e o comandante do Corpo de Bombeiros do Pará, Coronel Jaime de Aviz Ben Jó.

Imagem: Baltazar Costa

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,200SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo