quarta-feira, maio 22, 2024
Desde 1876

Município de Belém lança campanha de vacinação nas escolas em parceria com o Ministério da Saúde

Com a carteirinha na mão e um sorriso radiante no rosto, a pequena Flaviane Mesquita, de apenas 4 anos, aluna do maternal da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Venuzina Marinho de Souza, aguardava ansiosa na fila para receber sua dose de proteção. Para Vanessa Mesquita, mãe de Flaviane, o entusiasmo da filha em se vacinar tem uma explicação simples: desde cedo, ela entende a importância desse ato para sua saúde.

“Eu sempre conversei com ela sobre a necessidade de se vacinar. Apesar da pouca idade, ela compreende que é uma forma de se proteger contra diversas doenças. Por isso, ela não apresenta resistência alguma”, compartilha Vanessa, orgulhosa da atitude preventiva de sua filha.

Essa conscientização precoce é resultado de uma parceria entre Saúde e Educação que tem transformado a maneira como as crianças encaram a vacinação. A iniciativa de levar a saúde para o ambiente escolar tem sido fundamental para disseminar informações sobre a importância da imunização desde cedo.

Vanessa Mesquita não hesita em expressar sua gratidão e reconhecimento pela ação integrada da Prefeitura de Belém. “É uma iniciativa que merece todo nosso reconhecimento. Agradeço e parabenizo a Prefeitura de Belém por essa grande ação, que está contribuindo para construir um futuro mais saudável para nossas crianças”.

Movimento pela Vacinação na Comunidade Escolar 

A Prefeitura de Belém deu início a uma estratégia crucial de vacinação que está alcançando tanto as escolas públicas quanto as particulares do município. O lançamento da campanha de vacinação nas escolas ocorreu de forma simbólica nesta segunda-feira, 13 de maio, na EMEI Venuzina Marinho de Souza, localizada no bairro da Cremação.

Essa iniciativa conta com o apoio fundamental do Ministério da Saúde, por meio do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), que está promovendo a Estratégia de Vacinação nas Escolas. Desde o dia 2 de abril, essa ação tem sido implementada na capital paraense e continuará até o dia 2 de junho. Das 92 escolas da rede pública municipal, que estão pactuadas com o Programa Saúde na Escola (PSE), 30 já foram contempladas com a vacinação até esta segunda-feira, 13.

Nazaré Athayde, Coordenadora de Imunizações da Sesma, representando o secretário de Saúde Pedro Anaisse, elogiou a estratégia do Ministério da Saúde em promover o Movimento pela Vacinação na Comunidade Escolar, destacando os esforços da Prefeitura de Belém em levar esses serviços aos alunos do município.

“Evidentemente, a estratégia do Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal e atualizar as carteirinhas de vacinação das crianças deu muito certo. A escola é um ambiente de diálogo e troca de informações. Testemunhamos pais muito satisfeitos com a iniciativa de levar os imunizantes até o ambiente escolar. A escola sempre foi um lugar central para promoção da saúde e assim continuará”, enfatizou Nazaré Athayde.

Com essa estratégia de imunização nas instituições de ensino, será possível acompanhar a situação vacinal dos estudantes e identificar aqueles que não estão com suas cadernetas em dia. Além disso, será uma oportunidade de atualizar os cartões de vacina e garantir uma maior cobertura no município.

Essa mobilização é mais do que uma simples campanha de vacinação é um passo significativo na garantia de uma população mais saudável e protegida contra doenças, além de fortalecer o papel das escolas como agentes de promoção da saúde.

População-alvo da estratégia 

A estratégia de imunização é direcionada para crianças e adolescentes menores de 15 anos, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio. Serão oferecidas diversas doses do Calendário Nacional de Vacinação, com o objetivo de garantir que todas do esquema vacinal estejam em dia.

Em relação à imunização de adolescentes, um dos focos da campanha, a meta é vacinar nas escolas do município de Belém 52.053 meninos e 43.574 meninas entre 9 e 17 anos de idade contra o HPV e contra a meningite da cepa ACWY. Além de aumentar a cobertura vacinal entre os adolescentes, a campanha visa também promover a atualização do calendário vacinal infantil. A meta é alcançar 90% das crianças menores de um ano com aplicação da BCG e da vacina contra a Hepatite B (em crianças com até 30 dias de vida).

Ainda para a faixa etária menor de um ano, a meta em relação às demais vacinas do calendário é chegar a 95%, mesmo percentual definido para a atualização da caderneta de vacinas de crianças a partir de 1 ano.

Para assegurar um serviço eficaz e adaptado à realidade de cada unidade escolar, a Secretaria Municipal de Saúde adota uma abordagem proativa antes da campanha de vacinação. Antes da ação nas escolas, uma equipe técnica da Sesma visita as unidades, conduzindo palestras informativas com os pais, ressaltando a importância da vacinação como medida preventiva contra doenças.

“Nós nos empenhamos em sensibilizar os pais sobre a importância vital da vacinação”, explica Nazaré Athayde. “Além disso, realizamos uma verificação minuciosa dos cartões de vacinação das crianças e adolescentes, identificando quais imunizantes são necessários em cada caso específico”.

Essas visitas prévias não apenas garantem que os pais estejam devidamente informados e engajados no processo de vacinação de seus filhos, mas também permitem uma organização mais eficiente da campanha, garantindo que nenhum aluno seja deixado para trás, no que diz respeito à imunização contra doenças potencialmente graves.

Agulha no braço, saúde garantida 

Nicolas, um animado garotinho de 4 anos, aluno da Escola Venuzina Marinho de Souza, vivenciou uma montanha-russa de emoções durante sua visita à sala de vacinação na escola. Acompanhado por sua mãe, Natália Gurjão, ele passou por um misto de risos e lágrimas, mas ao final, garantiu três vacinas essenciais e teve sua carteirinha de vacinação totalmente atualizada.

O relato de Natália reflete a importância da preparação prévia da escola. “Desde sexta-feira, a escola está mobilizada. Recebemos palestras sobre a importância de prevenir nossos filhos, fizeram a leitura das carteirinhas. O Nicolas estava com três vacinas atrasadas e hoje, conseguimos realizar tudo rapidamente. Fiquei muito feliz em ver essa parceria entre a Saúde e a Educação, que com certeza devem caminhar lado a lado”.

Ação integrada Sesma e Semec

A diretora da EMEI Venuzina Marinho de Souza, Lucelina Lima, reconhece o papel vital que a escola desempenha na batalha contra as doenças. Além de ser um ambiente de aprendizado, ela enxerga a escola como um espaço privilegiado para o diálogo, a informação e a mobilização em prol da vacinação.

“Receber essa ação hoje na escola nos enche de gratidão”, expressa Lucelina. “Com 254 crianças sob nossos cuidados e sendo uma unidade amiga da primeira infância, reconhecida pelo Fundo das Nacções Unidas para a Infância (Unicef), atuamos conforme o princípio da Intersetorialidade entre as políticas públicas de educação, saúde e assistência social. Essa parceria entre a Sesma e a Semec é fundamental para que nossas propostas se concretizem”, informa a diretora.

A colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e a Secretaria Municipal de Educação (Semec) não apenas facilita a realização de ações preventivas como a vacinação, mas também fortalece a missão da escola como um agente ativo na promoção da saúde e do bem-estar de suas comunidades. Essa união de esforços é essencial para garantir um ambiente saudável e seguro para todas as crianças e suas famílias. 

Vacinação continua disponível nas unidades Básicas de Saúde

A Sesma reforça que a imunização de crianças, independentemente de qual escola estudam, também é realizada nos postos de saúde. Os pais das crianças podem procurar as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Cronograma das próximas escolas que receberão a campanha de vacinação: 
-14/05- EMEI Jesus Maria José
-15/05 – Creche Orlando Bitar 
– 16/05- EMEI Prof. Gilvania Márcia Barros da Silva
– 17/05- Escola Pré-Militar 
– 22 e 23/05 – EMEI Revoar das Andorinhas e Canto Uirapuru

Texto: Tamiris Amorim

Fonte: Agência Belém/Foto: Ascom/Sesma

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo