sábado, maio 25, 2024
Desde 1876

Onda de calor no Brasil vai até 10 de maio, diz Climatempo

A onda de calor que atinge o Brasil desde o dia 22 de abril deverá se intensificar ainda mais e se estender, pelo menos, até o dia 10 de maio, segundo a Climatempo. Esta é a quarta onda de calor que o país enfrenta desde o início do ano.

“O sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas, além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens de chuva intensas e eleva ainda mais as temperaturas”, informa a Climatempo.

Em toda a área dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul e em partes do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, as temperaturas registradas até 10 de maio deverão ser até 5ºC acima da média.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo relacionado a onda de calor, válido até quarta-feira (1º), abrangendo o Mato Grosso do Sul e partes do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Em partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Rondônia, as temperaturas deverão ser de 3ºC a 5ºC acima da média.

“É importante ressaltar que, nesta época do ano, o calor costuma ser menos intenso devido à menor incidência de radiação solar e dias mais curtos. No entanto, essa onda de calor está trazendo temperaturas típicas de verão para o outono brasileiro, desafiando as expectativas climatológicas usuais para o mês de maio”, acrescenta a Climatempo.

RISCO DE TEMPESTADES

O Inmet também emitiu um alerta de perigo de tempestade para quase todo o Rio Grande do Sul e o o sul de Santa Catarina. Segundo o órgão, há risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (de 60 a 100 km/h), e queda de granizo. O alerta é válido até quinta-feira-feira, 02.

Fonte e Imagem: Climatempo

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo