quarta-feira, maio 22, 2024
Desde 1876

Orquestra Filarmônica de Santarém lota a Casa da Cultura com apresentações de música clássica

As obras clássicas dos músicos Purcell, Bach, Beethoven, Rossini, Ravel, Mozart, Waldemar Henrique e Vivaldi foram apresentadas no concerto da Orquestra Filarmônica Santarém (OFS) no último sábado, 27. A proposta do convite ao público do concerto denominou-se O que é música Clássica? A aceitação foi grandiosa ao chamado, aproximadamente 450 pessoas estiveram no evento e apreciaram os músicos santarenos e participação especial do violinista espanhol Antón Carballo.

O dinamismo do palco dos músicos em primeiro era exposto ao grande público, as peculiaridades dos músicos clássicos, seguido de apresentação instrumental musical. A técnica ao uso dos instrumentos emocionou o público.

“Eu estou pela primeira vez tenho conhecimento vago deste gênero musical, sempre vejo na televisão, mas como estou agora aqui na Casa da Cultura é uma grande novidade duplicada ver que temos músicos competentes e a interação com outros competentes músicos de outras nacionalidade e juntos apresentando a obra de Vivaldi [As Quatro Estações]. Magnífico e parabéns aos organizadores em proporcionar esse evento musical”, disse o acadêmico do curso de Pedagogia Jonas Silva.

A participação especial destacada trata-se do violinista espanhol Antón Carballo, que faz parte da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) do Rio de Janeiro.  É o mais tradicional conjunto sinfônico do país, sendo reconhecida pelo pioneirismo de ações, a primeira orquestra brasileira a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

“É  prazer retornar à Amazônia, em especial Santarém. E estou aqui para colaborar com os músicos desta orquestra. Temos ainda um pequeno número de músicos qualificados no gênero clássico e venho fortalecer o conhecimento à música clássica. Essa troca é muito importante, sempre estou colaborando com a classe de violinos e nesta noite na obra de Vivaldi”, destacou o músico.

“O  momento é de muita alegria e grande expectativa para entrar no palco e mostrar o melhor do nosso aprendizado”, destacou a violinista da OFS Edenir Bentes, uma das experientes, com 13 anos, o mesmo período de tempo de existência da Orquestra.

Novos regentes

O concerto foi estratégico para a prática do grupo em formação para regentes. A regência é a arte de transmitir um conjunto instrumental ou vocal o conteúdo rítmico e expressivo de uma obra musical através de gestos convencionais. É o profissional regente/maestro à frente de grupos instrumentais, como coral e orquestra.  A musicista Aymê Gadêlha é membro deste grupo em formação.

“Eu  estou aproveitando para crescer no segmento da regência e abracei a oportunidade que tem à frente o nosso maestro titular Rafael Brito, em fomentar mais profissionais regentes”, afirmou a musicista que toca trompa e é professora de flauta da Academia de Música da Filarmônica.

Para o secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, a OFS tem grande importância nas apresentações para a sociedade santarena.

“Este é o primeiro concerto do semestre de músicas clássicas, a partir de obras de compositores mundiais, quando levamos ao conhecimento do público sobre a obra de cada compositor e a música dele. Além de ser a culminância do trabalho em desenvolvimento pela Academia de Música. Teremos mais apresentações, sempre com o propósito para que a população tenha música clássica, erudita e de qualidade”.

A edição especial sobre os 60 anos da Filarmônica Municipal de Santarém, completados em 2023,  prossegue em elaboração. É a quarta edição que vai à publicação e prevista para o mês de junho. Ela terá narrativas textuais com abordagem sobre a trajetória desta instituição musical, que atualmente é constituída pela Filarmônica Municipal e Orquestra Filarmônica de Santarém, além da Academia de Música da Filarmônica.

Imagens: Agência Santarém

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo