Ministério da Justiça e Segurança Pública anuncia envio de 400 agentes para combater onda de crimes em regiões devastadas pelas chuvas.
O governador gaúcho, Eduardo Leite(PSDB), informou pelas redes sociais nesta terça, 7, que a Força Nacional de Segurança vai ajudar no policiamento do estado, que sofre com saques, roubos, furtos e outros tipos de crimes e desordem desde que cidades ficaram inteiramente debaixo d’água ou isoladas, o que forçou a maioria dos moradores a deixarem seus imóveis. De acordo com o tucano, o apoio autorizado pelo ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, chega ao estado na quarta, 8, com cem homens, número que subirá para 400 ao longo da semana.
Diante do risco de ver ser levado o que restou de seus pertences, muitos moradores se recusam a deixar áreas críticas para alagamento, apesar dos alertas das autoridades e das equipes de resgate — há moradores que têm feito vigílias a noite toda para impedir furtos e roubos.
“Golpe do PIX”
Em meio à tragédia, também tem aumentado o relato de golpes pela internet. Uma das táticas de criminosos que se aproveitam da crise é enganar quem envia doações à conta do governo estadual para emergências. O “golpe do Pix” foi denunciado por Leite, que reforça o pedido de atenção no momento das doações. De acordo com o governador, o nome oficial da conta criada para contribuições é “SOS Rio Grande do Sul”, por meio da chave CNPJ 92.958.800/0001-38 e o banco estadual Banrisul. “Se não aparecer isso na hora da doação, é um golpe”, alerta.
Veja
Fonte: Terra Brasil Notícias/Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)