A partir desta segunda-feira, 13 de outubro de 2025, entra em vigor o Pix Automático, nova funcionalidade autorizada pelo Banco Central que permitirá ao usuário autorizar o pagamento de contas recorrentes de forma automática.
A ideia do Pix Automático é simplificar o pagamento de contas que se repetem todo mês como luz, água, internet, mensalidades escolares, academias etc. O usuário faz uma única autorização pelo app do banco e os pagamentos seguintes serão debitados automaticamente conforme regras estabelecidas.
Entre as opções que o usuário poderá definir estão:
um valor máximo por cobrança;
periodicidade (mensal, semanal etc.);
autorização para uso de crédito ou cheque especial se não houver saldo;
receber ou não notificações antes da cobrança automática ser executada.
Para quem e com que requisitos?
Pessoas físicas pagarão via Pix Automático sem custos.
Empresas e prestadores de serviço poderão aderir, mas estarão sujeitos a tarifas.
Para fins de segurança, apenas empresas que já existam há pelo menos seis meses poderão oferecer a cobrança via Pix Automático.
A funcionalidade pode ser ativada por meio de app bancário ou internet banking, sem burocracia aparente para o usuário.
O que muda na prática
Essa nova modalidade traz mais comodidade: você não precisará lembrar de fazer o pagamento a cada mês.
Diferente do débito automático tradicional, o Pix Automático permite transações entre bancos diferentes sem necessidade de convênios específicos.
As instituições financeiras terão até 1º de janeiro de 2026 para migrar contratos e autorizações de débito já existentes para essa nova modalidade.
O sistema mantém mecanismos de proteção contra cobranças indevidas. Caso haja erro ou fraude, o cliente pode acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED).
O cancelamento pode ser feito a qualquer momento pelo usuário. No entanto, cobranças agendadas para o mesmo dia de cancelamento ainda poderão ser processadas.
Imagem: Reprodução ND