A Polícia Civil do Pará deflagrou, na quarta-feira (30), a operação “Terra Alheia”, na região nordeste do Estado. A ação foi da Delegacia de Tailândia, com o apoio da Superintendência Regional do Lago de Tucuruí e do Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar.
A operação buscou cumprir cinco mandados de busca e apreensão domiciliares contra associação criminosa especializada em crimes de esbulho possessório e incêndio doloso. As atividades policiais focam no combate às práticas ilegais e no reforço da segurança da comunidade na região.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações foram iniciadas no dia 16, deste mês de outubro, após uma tentativa de invasão a um terreno, situado no conjunto Cidade de Deus. Foi realizada as apurações do caso e identificado os cinco suspeitos da ação criminosa.
As equipes fizeram buscas em ação deferida pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca da Tailândia. No decorrer da operação, foram apreendidos nas residências dos suspeitos, aparelhos celulares, uma arma de fogo calibre 22, documentos e anotações contendo dados de pessoas da região.
O material é analisado, há inclusive uma série de planilhas com nomes e outras informações de pessoas que estariam sendo recrutadas pelos suspeitos para realizar uma nova invasão. Todos os materiais foram apreendidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos legais cabíveis.
Texto de Raphaela Rocha com supervisão de Lilian Guedes
Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação