Os recursos públicos destinados exclusivamente à defesa, manutenção e proteção dos povos indígenas agora estão reunidos em uma nova página do Portal da Transparência, gerenciado pela Controladoria Geral da União (CGU). A iniciativa visa ampliar a visibilidade e facilitar a fiscalização dos investimentos direcionados às políticas públicas voltadas aos povos originários.
Em um único ambiente, é possível acessar informações sobre ações de diversos órgãos e entidades do Governo Federal, como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Ministério da Defesa, o Ministério dos Povos Indígenas e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). As áreas contempladas incluem saúde e saneamento indígena, proteção e regularização de terras, além de direitos sociais e culturais.
Além da consolidação das verbas, a plataforma disponibiliza relatórios de auditoria da própria CGU e oferece acesso direto a painéis de acompanhamento de políticas públicas promovidas por órgãos federais. O objetivo é facilitar o acompanhamento por parte da sociedade civil e garantir maior transparência na aplicação dos recursos voltados aos povos indígenas.
Imagem: Agência gov