Em uma operação de fiscalização recente, a Sefa apreendeu cargas irregularmente documentadas de soja, milho e chope em várias regiões do Pará.
No nordeste do estado, na unidade da Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito de Gurupi, município de Cachoeira do Piriá, foram retidas cerca de 48,1 toneladas de soja, avaliadas em aproximadamente R$ 95 mil. A carga tinha nota fiscal que indicava um destino no Maranhão, mas investigação indicou origem e rota diferentes do declarado.
Já na região da Serra do Cachimbo, fiscais da Sefa apreenderam cerca de 45 toneladas de milho com documentação considerada suspeita a nota fiscal indicava origem em Goiás e destino em Roraima, mas o percurso e registros não conferiam.
Também foram registradas apreensões de bebidas do tipo chope em operações recentes no estado, conforme divulgou a Sefa.
As cargas foram retidas para averiguação, e foram lavrados Termos de Apreensão e Depósito (TAD), com valores computados referentes ao imposto devido e às multas por irregularidades documentais. A Sefa ressalta que tais ações visam proteger a cadeia produtiva e comercial, garantir a justiça tributária e coibir esquemas de evasão fiscal.
Imagem: Divulgação