O Supremo Tribunal Federal (STF) prossegue nesta quarta-feira (3) o julgamento que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados de planejar uma tentativa de golpe após as eleições de 2022. As defesas de parte dos réus apresentam suas alegações orais, e o julgamento pode ser acompanhado ao vivo via YouTube.
Ao vivo: STF 2º dia de julgamento do golpe | Agência Brasil
Quem fala hoje?
acompanhe ao vivo aqui
A sessão começa às 9h com os defensores do general Augusto Heleno, seguido pela defesa de Bolsonaro, e depois pelos advogados de Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. Cada defesa tem até 60 minutos para expor seus argumentos.
Estratégias da defesa
Bolsonaro: os advogados Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno reforçam teses já apresentadas anteriormente, incluindo a tentativa de anular a delação de Mauro Cid, alegando cerceamento de defesa e questionando a validade da cadeia de provas. Também tentam desvincular Bolsonaro dos eventos de 8 de janeiro.
Augusto Heleno: representado por Matheus Milanez, afirmou que o “caderno do golpe” apreendido foi manipulado e que o militar já tinha perdido influência ao final do governo.
O que está em jogo
Todos os réus respondem por até cinco crimes graves: organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. As penas podem ultrapassar 40 anos de prisão, dependendo dos critérios de dosimetria e entendimento dos ministros.
Como está organizado o julgamento?
O julgamento será realizado em cinco sessões, nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. A partir do dia 9, os ministros iniciarão as votações dos pedidos.
Imagem: Gustavo Moreno/STF