Belém recebe, entre os dias 3 e 6 de julho, a estreia nacional do projeto “Desassossego In Loco”, que propõe uma imersão artística com oficinas, apresentações e rodas de conversa gratuitas no Centro Cultural Atores em Cena, no bairro de Nazaré. A capital paraense é a primeira parada do circuito que também passará por Brasília (DF) e São João de Meriti (RJ).
Criado pelo grupo Jurubebas de Teatro, de Manaus (AM), o projeto tem como destaque o premiado espetáculo “Desassossego”, que será apresentado nos dias 5 e 6, às 20h. A obra mergulha nas memórias da pandemia em Manaus, especialmente no colapso de janeiro de 2021, quando faltou oxigênio nos hospitais da cidade.
“A gente escolheu não deixar que esqueçam dos que se foram”, explica o diretor e dramaturgo Felipe Jatobá. O espetáculo é protagonizado por Leandro Paz, ator e indígena Kokama, reforçando o eixo central do projeto: a ocupação dos palcos por corpos historicamente invisibilizados.
Além das apresentações, o público poderá participar das oficinas “Luz, Drama, Auto Ficção”, nos dias 3 e 4, às 19h, e das rodas de conversa sobre representatividade indígena na cena contemporânea, com a participação da historiadora e liderança Kokama, Maurille Gomes.
O “Desassossego In Loco” é realizado com apoio da Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023 e busca ampliar o acesso à produção teatral da região Norte. A entrada para todas as atividades é gratuita.
Imagem: Divulgação