sábado, julho 20, 2024
Desde 1876

Tinturas de cabelo: Como reduzir danos capilares e desbotamento

A tintura de cabelo pode ser uma aliada ou uma inimiga a depender da forma como é usada. Para evitar danos capilares ou o desbotamento rápido da cor, são necessários cuidados antes, durante a após o processo de coloração. Confira abaixo dicas essenciais que vão te ajudar nessa missão!

Antes da aplicação, lembre-se de escolher uma tinta de boa qualidade, se possível com ingredientes naturais ou fórmulas sem amônia. Caso decida usar água oxigenada, evite as de farmácia e dê preferência a da marca da tinta em questão, pois os dois produtos foram quimicamente pensados para reagir adequadamente um com o outro.

Mais uma orientação indispensável é evitar lavar o cabelo pouco antes de tingi-los. Isso porque o couro cabeludo possui óleos naturais que ajudam a protegê-lo de irritações. Fazer o teste de mecha 48 horas antes também ajuda a evitar alergias.

Realizar hidratação uma semana antes de colorir os fios é outra ideia que te ajudará a manter os fios saudáveis. Há ainda quem utilize umectação com óleo de coco para nutrir os fios, visto que ele funciona como um condicionador natural. Mas lembre-se de não usá-lo no momento da aplicação da tinta porque ele pode criar uma barreira que dificulta a penetração dos pigmentos.

DURANTE E APÓS A COLORAÇÃO
No momento de colorir as madeixas, o ideal é seguir as normas do fabricante e se atentar para o tempo de aplicação. Deixar a tintura no cabelo por mais tempo que o necessário danificará os fios. Além disso, atente-se para distribuir o produto igualmente em todas as partes do cabelo para evitar manchas.

Após a aplicação da tinta, é necessário remover todo o produto com um bom enxágue. Se possível, utilize xampus e condicionadores específicos para cabelos tingidos, pois isso ajudará a manter não somente a saúde dos cabelos mas também a cor. Vale lembrar que cortes regulares também são bons aliados para evitar a quebra e as pontas duplas.

Quando for utilizar ferramentas de calor como chapinhas e secadores, lembre-se de usar protetor térmico. Essa prática também é duplamente benéfica, ajudando reduzir o desbotamento da cor e evitar danos.

Outra dica muito negligenciada é priorizar uma dieta rica em minerais e vitaminas A, C, D, E, biotina e zinco, além de beber água frequentemente. Muitos esquecem que uma boa alimentação está diretamente relacionada ao bem-estar dos cabelos, das unhas e da pele.

COMO EVITAR O DESBOTAMENTO?
Para que a cor fique preservada por mais tempo nos fios, reduzir a frequência das lavagens capilares é fundamental. Usar água fria ou morna também auxilia, pois água quente abre as cutículas do cabelo e facilita a perda da cor.

Se possível opte por xampus e condicionadores específicos para cabelos tingidos, especialmente os que não possuem sulfato e álcool em sua composição. No caso das loiras, o uso de matizadores contribui para que os cabelos não fiquem verdes, assim como evitar água com cloro.

Tonalizantes também são grandes aliados na hora de manter a pigmentação vibrante. Ele deve ser utilizado quando a tintura já estiver perdendo sua força, de preferência mais de 15 dias após a coloração. Ele ainda pode ser uma boa saída para não ter que usar tinta no comprimento total do cabelo mensalmente. Escolha retocar com a tintura apenas a raiz, e use o tonalizante para acender e uniformizar a cor.

Lembrando que tintas de qualidade, proteção térmica e um cabelo saudável ajudam a manter os pigmentos.

Fonte: Pleno News/ Foto: Freepik

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo