A programação acontece no dia 31 de maio, das 9h às 12h, e contempla emissão de carteiras e segunda via, acompanhamento jurídico e minicursos
Com serviços gratuitos para a comunidade, a Universidade da Amazônia realiza, no dia 31 de maio, mais uma edição do projeto “UNAMA Portas Abertas”. A programação acontece no campus Ananindeua, das 9h às 12h, e contempla ações de saúde, plantão psicológico, emissão de carteiras e segunda via, acompanhamento jurídico e minicursos.
O projeto é promovido anualmente pela Universidade da Amazônia, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Equatorial, Fundação Pará Paz, Associação de Mulheres da Amazônia (AMA), Casa do Diabético e a cooperativa Rede Andorinhas. Por meio dos cursos de graduação da UNAMA, são ofertadas ações de avaliação nutricional, vacinas, serviços de higiene bucal, pilates e muito mais.
As instituições parceiras também prestam atendimento ao público com a emissão de carteiras de ID Jovem, de Transtorno de Espectro Autista (TEA) e de idoso; segunda via de CPF; negociação de débitos; e cadastros para cursos. Além disso, há jogos interativos para crianças, rodas de conversas, feiras de agricultura familiar e produtos orgânicos, artesanatos e biojoias.
De acordo com Pamela Almeida, coordenadora de Responsabilidade Social da UNAMA, o projeto surgiu a partir do compromisso em fornecer cidadania e democratizar a educação para além das salas de aula. “Os serviços são articulados por nossos coordenadores e professores dos cursos de graduação e pretendemos atingir nosso público-alvo: a comunidade das regiões metropolitanas. É muito importante que esse papel seja exercido e mantido na Universidade da Amazônia como política de responsabilidade social”, afirma.
Para participar da ação, basta chegar ao local. Não é necessário se inscrever previamente. Confira a programação completa:
Saúde:
Vacinação – febre amarela, tríplice viral e influenza;
Avaliação nutricional;
Plantão psicológico;
Higienização bucal;
Preventivo de Colo de Útero (PCCU) – limitado a 30 vagas (por ordem de chegada);
Pilates – limitado a 20 vagas (por ordem de chegada);
Oficina de orientação parental sobre comportamentos de crianças com TEA.
Educação Física:
Aulão de funcionamento e ritmos.
Gastronomia:
Minicurso de biscoito amanteigado.
Cidadania:
Mutirão de orientação jurídica;
Emissão de carteiras do ID Jovem, CTPS digital, TEA, idoso, segunda via de CPF, serviços de conta GOV, antecedentes criminais e currículos;
Inscrições nos cursos da Fundação Pará Paz;
Orientação para abertura do Microempreendedor Individual (MEI);
Atendimento pedagógico especializado;
Regularização de projetos junto ao CAU e CREA.
Serviços de parceiros:
Casa do Diabético: exames de glicose, verificação de pressão arterial, mensuração de IMC, avaliação podológica, orientações sobre insulinoterapia e musculação, bioimpedância e marcação de consultas;
Equatorial: troca de lâmpadas (fluorescentes e incandescentes para LED); negociação de débitos; cadastros de tarifa social e energia;
SEDEC: feira de artesanato de Ananindeua;
AMA: feira de biojoias;
Fundação Pará Paz: brincadeiras, cartilhas e jogos; projeto “Entre elas” (roda de conversa sobre mulheres em situação de violência).