terça-feira, janeiro 27, 2026
Desde 1876

Intercâmbio científico entre pesquisadores brasileiros e chineses destaca papel estratégico da Amazônia

O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém (PA), foi palco de um importante intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e chineses durante o Workshop Conexões Científicas Brasil-China. O evento, realizado de 9 a 11 de abril, promoveu o compartilhamento de conhecimentos voltados ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, com foco em áreas como biodiversidade, mudanças climáticas, recursos hídricos, ciência de alimentos e saúde pública.

Durante a programação, os 56 cientistas participantes — sendo 31 chineses e 25 brasileiros — visitaram laboratórios de ponta do complexo, vinculados a instituições como UFPA, UEPA e Semas, além de conhecerem projetos voltados à eficiência energética, valorização de compostos bioativos e conservação ambiental. A visita despertou interesse da comitiva chinesa em futuras parcerias, com destaque para o potencial de cooperação em inovação e bioeconomia.

A ação integra a Iniciativa Amazônia+10, que já mobilizou mais de R$ 150 milhões em apoio a pesquisas voltadas à região, e contou com a colaboração da Fundação Guamá, Confap, Fapespa, CNPq e a National Natural Science Foundation of China (NSFC). O encontro deve resultar na criação de um edital colaborativo para projetos de pesquisa cofinanciados entre os dois países, reforçando o papel da ciência como pilar estratégico para o futuro sustentável da Amazônia.

Por: Thays Garcia

Imagem: Agência Pará

LCI-Banpara300x100px

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,555FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
Poupanca-premiada-Banpará-Maria-320X320
Prorefis_2025_320x320px

Mais recentes