A Caravana dos Povos Indígenas Rumo à COP30 chegou à etnorregião de Altamira, reunindo representantes de nove povos indígenas em mais uma etapa preparatória para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém.
Coordenada pela Secretaria dos Povos Indígenas do Pará (SEPI), a ação tem como objetivo fortalecer as vozes indígenas na pauta climática global. Participam desta etapa os povos Xipaya, Curuaya, Juruna, Kayapó, Araweté, Arara, Parakanã, Assurini e Xikrin.
Além de promover escutas e formações, a caravana também incentiva debates sobre justiça climática, governança territorial, financiamento climático e a valorização dos saberes ancestrais. “É um momento de aprendizado coletivo sobre temas que afetam nossos territórios”, afirmou Awinhoô Araweté, liderança do povo Araweté.
A secretária Puyr Tembé destacou que a iniciativa parte dos próprios territórios e visa garantir que os povos indígenas compreendam a importância da COP30 a partir de suas realidades: “É hora de escutar quem cuida da floresta todos os dias”.
A Caravana vai percorrer todas as oito etnorregiões indígenas do estado, reunindo mais de 50 povos até novembro. A etapa em Altamira reforça o papel dos indígenas na construção de soluções para o futuro do planeta, com protagonismo amazônico.
Imagem: Agência Pará