Uma mulher foi presa nesta terça-feira (15), em um condomínio de luxo no bairro Batista Campos, em Belém, acusada de aplicar golpes com perfis falsos e enganar ao menos duas vítimas. Cristina Araujo Lisboa é investigada por estelionato e teria se passado por um falso namorado e até por um suposto juiz federal para extorquir dinheiro.
Segundo a Polícia Civil, uma das vítimas, colega de trabalho da suspeita, foi enganada durante cinco anos e transferiu cerca de R$ 1 milhão. O golpe começou quando Cristina criou um perfil falso em uma rede de relacionamentos, fingindo ser um juiz federal com câncer na garganta. A vítima acreditava estar vivendo um romance virtual e enviava, mensalmente, valores para ajudar no “tratamento” dinheiro que caía diretamente na conta de Cristina.
O esquema foi descoberto após um ex-genro da suspeita encontrar mensagens comprometedoras nos celulares dela e denunciar o caso em novembro de 2023. A vítima relatou ter sofrido danos emocionais e psicológicos profundos.
Na prisão mais recente, Cristina foi acusada de outro golpe: ela teria inventado um novo personagem um suposto servidor da Justiça Federal e enganado uma amiga, que acreditava estar em um relacionamento à distância. Mesmo sem nunca ter visto o “namorado”, a vítima enviou transferências bancárias em euro. O prejuízo neste caso foi de cerca de R$ 70 mil.
A polícia segue investigando o caso para identificar possíveis outras vítimas e esclarecer se há mais envolvidos nas fraudes.
Imagem: Reprodução