Neste fim de semana, trechos importantes das avenidas Dr. Freitas e Brigadeiro Protásio, no bairro do Marco, em Belém, terão interdição de trânsito para dar sequência às obras de drenagem. A medida faz parte das ações preparatórias para a COP30, que será sediada pela capital paraense em novembro.
A intervenção começa no cruzamento entre Dr. Freitas e Brigadeiro Protásio, além de afetar também os cruzamentos com Boulevard e Duque de Caxias. A ideia é melhorar o escoamento das águas pluviais, reduzir os pontos de alagamento, preservar a infraestrutura das vias e garantir mais segurança para pedestres, ciclistas e motoristas.
Durante os dias 13 e 14 de setembro, o tráfego na Avenida Brigadeiro Protásio será interditado no sentido Avenida Júlio César → Avenida Dr. Freitas. O movimento no sentido oposto de Dr. Freitas para Júlio César permanecerá permitido, mas poderá enfrentar restrições e lentidão.
As obras envolvem drenagem profunda. Serão instaladas tubulações de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), mais resistentes à corrosão, além de poços de visita e caixas de inspeção que ajudarão nas futuras manutenções. Também haverá recomposição do asfalto e recuperação das calçadas nas áreas afetadas assim que os serviços principais forem concluídos.
A realização dos serviços é feita pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), que reforça que essas intervenções são urgentes para enfrentar problemas recorrentes nas épocas de chuvas fortes, quando o escoamento de água falha em muitos pontos da cidade.
Para quem vai passar por esses trechos, a orientação é evitar a região se possível, usar rotas alternativas e sair com antecedência para evitar atrasos.
Imagem: Ascom Seop