O Sairé 2025 reafirmou a força da tradição, a ancestralidade do povo Borari e a criatividade amazônica, trazendo ao público os espetáculos artísticos que deram vida à disputa dos botos: “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Cor de Rosa. Juntos, celebraram a fé, a memória e a força coletiva que fazem do Sairé um dos maiores patrimônios culturais do Brasil que reuniu mais de 15 mil pessoas na noite do último sábado. O governador Helder Barbalho prestigiou o importante evento da cultura paraense em Santarém, no Baixo Amazonas.
Alter do Chão é território onde nossos passos seguem os rastros dos antigos. Nossa morada é raiz profunda, sagrada, viva e encantada. Somos feitos da memória dos nossos anciões, do canto das avós e do barro das mãos calejadas. Vivemos à beira do Tapajós Sagrado, onde os encantados se fazem presentes. Quando o rio adoece, nossa alma também se abala.
No Sairé celebramos a fé, a memória e a força coletiva. Nossa cultura pulsa, resiste e se renova com coragem, alegria e ancestralidade. Somos a Essência Borari, a força viva que atravessa o tempo e mantém acesa a chama da tradição.
Do lugar onde a vida renasce todos os dias, entre águas e matas que protegem um povo forte e feliz, nasce a catraia que atravessa o Tapajós.
Povo que aprende a ecoar sua voz com o canto dos pássaros e torna-se parte da sinfonia da natureza. Povo que rema em sua canoa na eterna travessia, onde ecoam sons e cantos de muitas eras.
Assim se fez e assim se faz nas águas sagradas da aldeia Alter do Chão: um rio de partidas e chegadas, de histórias que atravessam gerações. Quem fica encontra a praia linda e farta, as águas que guardam a luz do amor e da sabedoria.
A canoa nos embala como rede, guia nossos remos para pescar a esperança do hoje e do amanhã. Viajar em suas águas é enfrentar o banzeiro e mergulhar na essência Borari, numa encantaria que revela que a travessia é também destino, memória e futuro.

EXPERIÊNCIAS DE MARCA
No Sairé 2025, as marcas patrocinadoras criam ativações que unem tradição e inovação, aproximando ainda mais o público da celebração. A Equatorial Energia surpreende com um mega bandeirão que colore as torcidas do Tucuxi e do Cor de Rosa, além de um espaço instagramável para registros especiais. A Coca-Cola marca presença com seu icônico latão inflável e um ambiente vibrante, com iluminação cênica perfeita para fotos. Já a Vivo convida o público a testar seus conhecimentos em um quiz interativo de quatro perguntas, premiando os participantes que acertarem três com brindes exclusivos, entre eles cordões temáticos para celular personalizados do Sairé. O BanparáPay, por sua vez, oferece uma plataforma 360° na entrada do evento, garantindo lembranças criativas e inesquecíveis para o público.
CLIMA DE DESPEDIDA
O Sairé também é feito de ciclos e de memórias que marcam para sempre a vida de quem sobe ao Lago dos Botos. Em 2025, duas grandes representantes se despedem dos palcos como Rainhas do Sairé, deixando um legado de dedicação, beleza e representatividade.

Maria Eulália – Rainha do Sairé do Boto Cor de Rosa
“É um misto de emoções finalizar mais um ciclo da minha vida como item número três, Rainha do Sairé do Boto Cor de Rosa. Foram oito anos que ficarão marcados na minha história. Foi aqui que me encontrei como representante da cultura, desde quando comecei aos sete anos. É um presente poder encerrar esse ciclo em solo sagrado, com o tema do Boto Cor de Rosa. Não quero ser o fim, quero ser continuação, inspiração para que outras meninas sonhem em viver esse momento. Fui acolhida pela família Boto Cor de Rosa, que é muito mais que uma agremiação: é uma família. Levo comigo vitórias, alegrias, algumas tristezas, mas principalmente o sentimento de pertencimento. Minha cultura é a minha história, e acredito carregar essa representatividade não só no Lago dos Botos, mas em toda a Festa do Sairé.”

Valentina Coimbra – Rainha do Sairé do Boto Tucuxi
“É uma sensação indescritível viver mais um ano de Sairé e acompanhar o espetáculo dos Botos. Sempre foi gratificante participar das nossas festas culturais. Assim como em Parintins, aqui também encontrei um espaço de celebração e aprendizado. Foi no Tucuxi que cresci, me desenvolvi e conquistei oportunidades, sempre acolhida como parte da família. Esse ciclo foi vitorioso e de muito crescimento, mas nunca será um encerramento total. Muito além de ser item, eu amo a agremiação, amo o Sairé e todo o ecossistema que envolve a nossa festa.”
APOIOS E PARCERIAS
A concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari” (Boto Tucuxi), “Catraia – Encantaria do Atravessar” (Boto Cor de Rosa) e do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição” foram viabilizados por meio da Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura.
Além disso, contam com o patrocínio de grandes parceiros: Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo, Caixa, Companhia Docas do Pará e Avante Atacadista. Agência oficial: Maná Produções.
O Sairé 2025 tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Assessoria Cultural e Borari Produções. A realização é da Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e o Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.
Mais do que espetáculo, o Sairé é celebração: um encontro de fé, tradição, resistência e encantaria que transforma Alter do Chão em palco da Amazônia para o mundo.
TRANSMISSÃO
Os espetáculos do Sairé e as apresentações temáticas dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa tiveram a transmissão pelo canal do YouTube da Prefeitura de Santarém. Uma oportunidade inédita de levar a grandiosidade da festa a todo o Brasil e ao mundo com qualidade máxima de imagem e som.
Fonte e imagens: Agência Santarém
