A cidade de Castanhal, a 60 quilômetros da capital, na Região Metropolitana de Belém, recebe, na quinta-feira, 14 e sexta-feira, 15, a 1ª Feira da Cultura Afro-Brasileira: Ancestralidade, Terreiro e Território, com uma programação diversificada que une formação, cultura e debate social. O evento será realizado na Usina da Paz, no bairro Jaderlândia, com acesso gratuito.
Mais do que uma celebração cultural, a feira se propõe a ser um espaço de reflexão sobre temas relevantes, como o racismo religioso, o papel das mulheres nas religiões afro-brasileiras e a presença dessas tradições na Amazônia.
A programação inclui cinco mesas de debate, palestras e rodas de conversa que abordam diferentes dimensões das religiões de matriz africana, além de atividades formativas por meio de oficinas temáticas.
Entre os assuntos discutidos estão a comunicação popular nos terreiros, os saberes ligados às plantas medicinais e a importância da alimentação tradicional como elemento de identidade cultural.
O evento também contará com a participação de 16 expositores, oferecendo produtos que representam a riqueza da cultura afro-brasileira, como guias, ervas, roupas e itens ritualísticos.
Um dos momentos mais esperados é a mesa sobre racismo religioso, que irá discutir formas de identificação e enfrentamento desse tipo de discriminação, ainda presente na sociedade brasileira.
Para a organização, a feira representa um passo importante na construção de um ambiente de respeito, valorização cultural e fortalecimento das comunidades tradicionais de terreiro.
Por NAZARÉ SARMENTO/Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ/Imagem: Reprodução/G1-Pará













