O Ministério do Turismo anunciou que Belém contará com Pontos de Informação Turística (PITs) em locais estratégicos da cidade para atender os visitantes da COP30. A iniciativa prevê atendimento em idioma bilíngue e será parte da estratégia de acolhimento para o grande público que deve comparecer.
A expectativa é de que Belém receba cerca de 40 mil visitantes durante o evento. Para atender essa demanda, os PITs serão instalados em pontos de grande circulação, como o Aeroporto Internacional, a Estação das Docas, os arredores da Basílica de Nazaré e nas zonas verde e azul designadas para a COP.
Nos pontos de informação, os visitantes terão acesso a:
Roteiros culturais, gastronômicos e de ecoturismo
Orientações sobre transporte, saúde e segurança
Totens digitais e estandes temáticos
Materiais informativos com foco em sustentabilidade
O protocolo que viabiliza esses PITs envolve parceria entre o Ministério do Turismo, a Secretaria Extraordinária da COP30, a Embratur, o governo estadual do Pará e a Prefeitura de Belém. O ministro Celso Sabino afirmou que essa estrutura ajudará a mostrar “ao mundo o potencial do Pará e do Brasil”, oferecendo uma experiência acolhedora e informada.
Além de funcionar durante a COP, espera-se que os pontos de informação turística permaneçam ativos como legado para o turismo cultural, de natureza e comunitário da capital e do estado.
Imagem: Agência Brasil