sábado, julho 20, 2024
Desde 1876

COP 30: Governo Federal cria nova secretaria para tratar do evento em Belém

O Governo Federal instituiu uma secretaria especial que irá integrar as ações para a COP 30, que terá articulação no âmbito federal com o município-sede, Belém, o estado do Pará, além da interlocução com a ONU, a organização intergovernamental que promove a conferência do clima. A criação do órgão foi publicada no Diário Oficial da União.

A estrutura da “Secretaria Extraordinária para a COP 30” deverá contar com 30 servidores, entre comissionados e servidores efetivos. Todos estes cargos já existem na estrutura do Ministério da Gestão e Inovação, informou o Planalto, e serão remanejados em caráter temporário até a finalização dos trabalhos da Secretaria, prevista para ocorrer em junho de 2026.

“Antes mesmo de a cidade-sede ser oficializada, estabelecemos um diálogo inicial com o governador Helder e o prefeito Edmilson. A sinergia entre nossos esforços, aliada à organização e à pronta tomada de decisões, são elementos cruciais para o sucesso deste grande evento ambiental” , declarou o ministro Rui Costa, da Casa Civil.

Enfatizando os esforços em prol da realização da conferência no Brasil, o ministro destacou o objetivo de demonstrar ao mundo que a preservação da Amazônia implica em “proteger a biodiversidade, garantir o bem-estar das comunidades locais, proporcionar dignidade a todos os habitantes e garantir o papel fundamental da floresta na luta contra o aquecimento global e as mudanças climáticas”.

A secretaria recém-criada terá a responsabilidade de coordenar as obras possíveis para a realização do evento, gerenciar contratos, convênios e acordos, além de articular o poder público para ações relacionadas à segurança, saúde, mobilidade urbana, acesso aéreo e capacidade de recepção turística.

Imagem: Nazaré Sarmento/Ronabar

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo