segunda-feira, abril 22, 2024
Desde 1876

Eclipse Lunar Penumbral: Veja como acompanhar o fenômeno que acontecerá nessa segunda-feira

Na madrugada de amanhã, segunda-feira, 25, os brasileiros terão a oportunidade de testemunhar um eclipse lunar penumbral. O fenômeno será visível em todo o país, com algumas regiões, como São Paulo, contemplando uma pequena parte da Lua escapando da penumbra terrestre.

Para apreciar o evento, basta olhar para o céu (contando com a sorte de ter um céu limpo). A outra condição é estar acordado durante a noite ou despertar no meio da madrugada para observar o ápice do fenômeno.

O eclipse terá início à 1h53, horário de Brasília, na madrugada de segunda-feira. O ponto máximo está previsto para ocorrer às 4h12.

Dividindo o Brasil quase ao meio, a parte oeste do país terá a chance de observar o fenômeno de forma total. Já a outra metade, incluindo locais como Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e todo o Nordeste, verá apenas uma pequena porção da Lua escapando da penumbra da Terra.

Embora o eclipse lunar penumbral seja menos impressionante em comparação com outros eclipses, ele oferece um espetáculo visual interessante. Este tipo de eclipse acontece quando a Lua está em sua fase cheia e o Sol, a Terra e o satélite natural do nosso planeta estão quase alinhados. Como resultado, a Lua fica dentro de uma faixa de sombra clara, ainda recebendo luminosidade solar, e a diferença no brilho lunar não é facilmente percebida a olho nu.

Além deste evento, os brasileiros poderão aguardar um eclipse lunar parcial entre os dias 17 e 18 de setembro deste ano. Para 2025, está programado um eclipse lunar total, quando a Lua adquire uma tonalidade avermelhada. Observar um eclipse lunar total ou parcial não requer equipamento especial, sendo seguro para os olhos. Ao contrário do eclipse solar, que pode ser total, parcial ou anular, o eclipse lunar apresenta sete estágios distintos, desde o início da sombra penumbral até o fim do evento.

Imagem: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,600SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Governo do Estado
banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo