O Governo do Pará autorizou, na tarde de ontem, sexta-feira, 15, o início das obras de construção de 19 pontes de concreto no município de Paragominas, na Região de Integração Rio Capim, no sudeste do Estado. A Ordem de Serviço foi assinada pelo governador Helder Barbalho, ao lado da vice-governadora Hana Ghassan, durante agenda administrativa na região.
Sobre a importância do investimento em infraestrutura viária, Helder Barbalho ressaltou que é “preciso ter menos burocracia, mais segurança jurídica, previsibilidade, paz no campo e também logística e estrada para poder escoar a nossa produção. E aqui nós mostramos, com a PA-254, como é a transformação quando chega uma estrada. Veja como era a integração de Paragominas a Tomé-Açu antes da ponte do Rio Capim, e como está hoje. Antes do asfalto ligando Paragominas a Tomé-Açu, a Tailândia e até a PA-150. Nós conseguimos avançar integrando com a Belém-Brasília (BR-010) e com a PA-150, que são as duas principais estradas dessa região do Pará. E com essas pontes, cujas obras se iniciam hoje, e com o compromisso do nosso governo, vamos integrar ainda mais essa região, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o município de Paragominas e todo o Pará”.
A vice-governadora Hana Ghassan também destacou a relevância e o alcance da obra. “Esse será um momento que ficará na história porque nós estamos falando de um investimento que vai possibilitar a construção de 19 pontes de concreto, numa extensão de quase 180 quilômetros. O nosso governo é um governo que trabalha com equilíbrio fiscal e planejamento de futuro. Estamos lançando esse investimento e iniciando este convênio porque temos um projeto de futuro pensado, a partir desse investimento, que é o faturamento dessa rodovia. Precisamos de infraestrutura no nosso Estado, para que ele possa se desenvolver cada vez mais e gerar mais empregos para nossa população”, enfatizou Hana Ghassan.
TRÁFEGO SEGURO
A obra será executada em parceria com a Prefeitura Municipal de Paragominas, por meio de um convênio, para substituir estruturas antigas de madeira, garantindo mais segurança, durabilidade e melhores condições de tráfego para a população e o escoamento da produção local.
A construção das pontes é aguardada com ansiedade pelos moradores. Para Ubaldino Pavão Sá, morador da comunidade Caip, a iniciativa representa a realização de uma demanda antiga. “Hoje, eu posso dizer que nós estamos vivendo um momento histórico para nossa comunidade porque estamos recebendo um grande projeto, que esperávamos há muito tempo. Nós estávamos passando por muita dificuldade, e agora veio essa notícia maravilhosa. Estamos muito ansiosos para o início dessas obras”, afirmou.
Osias Reis, também morador da comunidade, ressaltou o impacto positivo para o dia a dia. “Para nós, moradores da Caip, é mais que um presente, porque a gente vem há muitos anos lutando para conseguir esse benefício. Agora, com a construção dessas pontes de concreto, nesta nova etapa, é um grande sucesso. As pontes terão mais durabilidade e vão melhorar as nossas vidas”, garantiu.
O investimento integra o volume de obras do governo do Estado voltado à melhoria da malha viária e ao desenvolvimento regional, reforçando o compromisso com a modernização da infraestrutura e a segurança e o bem-estar da população.
Fonte e imagens: Agência Pará de Notícias
