Antes de comprar um celular usado, os brasileiros agora contam com uma nova ferramenta para garantir mais segurança: o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR). Lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o sistema reúne informações sobre aparelhos com registros de roubo, furto ou extravio em uma base única, acessível a qualquer cidadão.
A nova função está disponível no aplicativo Celular Seguro, que já conta com mais de 2,6 milhões de usuários cadastrados. Basta informar o número do IMEI do aparelho uma sequência de 15 números que identifica o celular para verificar se há algum impedimento. A consulta pode ser feita manualmente ou por leitura do código de barras.
“O cidadão tem o direito de saber se o celular que está comprando é roubado ou não”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto. Já o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destacou que a medida também atua na prevenção: “Protege o cliente antes mesmo da compra”.
A ação visa combater a criminalidade e evitar a receptação de aparelhos furtados, além de proteger o consumidor.
Como consultar:
1. Baixe o app Celular Seguro (Android ou iOS);
2. Na tela inicial, selecione “Celulares com Restrição”;
3. Digite o número do IMEI ou use a câmera para ler o código de barras;
4. Para descobrir o IMEI, digite *#06# no teclado do celular.
Se estiver tudo certo, o sistema confirma que o celular está liberado para uso. Simples, rápido e seguro.
Imagem: Pinterest