Com apoio do Governo do Pará, a segunda regional da XIV edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa) começou nesta quinta-feira (29) em Ponta de Pedras, na região do Marajó II. A abertura oficial acontece às 19h, no Ginásio Ricardo Boulhosa, reunindo mais de 500 atletas de seis municípios: Soure, Cachoeira do Arari, Muaná, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Ponta de Pedras.
As disputas seguem até 1º de junho, com competições em cinco modalidades: futsal, futebol de areia, voleibol, handebol e tênis de mesa.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou a importância do evento: “O Joapa é a maior competição amadora realizada pelo Estado. O Marajó vive o esporte. O evento representa integração social, desenvolvimento e geração de renda para o município”, afirmou.
O Joapa contempla os 144 municípios paraenses, divididos em dez etapas regionais, com o objetivo de fomentar o esporte e promover a inclusão social. Além dos títulos por modalidade, os municípios disputam o Troféu Eficiência, entregue ao melhor desempenho geral.
Na primeira regional, realizada em Oeiras do Pará (Marajó I), o município de Breves levou o troféu, somando 56 pontos, seguido por Oeiras do Pará, com 46 pontos.
Antes da abertura oficial, às 17h, ocorre o Congresso Técnico, no Salão Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, reunindo chefes de delegações e equipes de arbitragem para os últimos ajustes da competição.
Serviço:
Congresso Técnico: 29/05, às 17h – Salão Paroquial (Rua 15 de Novembro, Centro)
Abertura dos Jogos: 29/05, às 19h – Ginásio Ricardo Boulhosa (Rua 15 de Novembro, Centro)
Imagem: Ascom Seel