O cantor MC Poze do Rodo foi preso na madrugada desta quinta-feira (29) por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) do Rio de Janeiro. Ele é investigado por apologia ao crime e envolvimento com o tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia Civil, o artista foi localizado em sua residência, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade, e conduzido para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, onde chegou por volta das 7h.
As investigações apontam que MC Poze realizava shows em comunidades controladas pela facção Comando Vermelho (CV), com presença ostensiva de traficantes fortemente armados, garantindo segurança aos eventos. Além disso, segundo a polícia, o repertório do artista contém músicas que fazem “clara apologia ao tráfico de drogas, ao uso ilegal de armas de fogo e incitam confrontos entre facções rivais”.
A Polícia Civil destacou que as letras das músicas “extrapolam os limites constitucionais da liberdade de expressão e artística”, configurando crimes graves, como apologia ao crime e associação para o tráfico de drogas.
A prisão ocorreu no âmbito de uma operação baseada em mandado de prisão temporária expedido pela Justiça. As autoridades afirmam que há indícios de que os shows do MC são financiados pelo Comando Vermelho, contribuindo para o fortalecimento financeiro da facção, principalmente com o aumento do consumo de drogas nas comunidades onde se apresentam.
Um dos episódios investigados ocorreu no último dia 17, durante um baile funk na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, onde a presença de homens armados com fuzis foi registrada. De acordo com a polícia, durante a apresentação, MC Poze cantou músicas enaltecendo a facção criminosa.
As investigações seguem para apurar todos os desdobramentos e eventuais conexões do artista com o crime organizado.
Imagem: Reprodução