segunda-feira, setembro 8, 2025
Desde 1876

MEC passa a exigir 20% de carga horária presencial no modelo EaD

O Ministério da Educação (MEC) publicou, em 2025, o decreto nº 12.456, que estabelece novas diretrizes para os cursos de Educação a Distância (EaD) em todo o país. A principal mudança é a proibição de cursos 100% online, exigindo que, no mínimo, 20% da carga horária seja cumprida de forma presencial ou em atividades síncronas, ou seja, sincronizadas com outras atividades. Além disso, formações em áreas como Medicina, Direito e Psicologia passam a ser exclusivamente presenciais.

As instituições terão até dois anos para se adequar às exigências, mas estudantes já matriculados poderão concluir a graduação dentro do modelo vigente na época da matrícula. Na Afya, as novas regras não trazem impacto significativo, já que a instituição segue o padrão estipulado pelo MEC, oferecendo uma modalidade EaD que alia tecnologia, prática e suporte presencial.

Os cursos contam com avaliações presenciais obrigatórias, projetos de extensão, estágios supervisionados e encontros práticos em laboratórios — especialmente nas áreas da saúde, como Nutrição e Biomedicina. Segundo Eliane Baltazar, coordenadora de Operações de Polos EaD da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Bragança, a modalidade já vinha sendo estruturada de acordo com esse modelo híbrido. “O aluno conta com recursos tecnológicos de ponta, professores qualificados e ainda pode utilizar toda a estrutura física do polo, incluindo laboratórios, biblioteca e espaços de estudo. Isso garante qualidade acadêmica com a flexibilidade que o EaD proporciona”, destaca.

Em Abaetetuba, a experiência do aluno também é enriquecida pela prática e pelo contato próximo com os tutores.” Nosso diferencial está em unir prática, tecnologia e empatia. Acompanhamos de perto cada aluno, tirando suas dúvidas e apoiando seu desenvolvimento para que ele se torne um aluno nota 10 na Afya”, afirma o professor William Lima, coordenador de operações em EaD.

Com a atualização das normas do MEC, a Afya reforça seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade, inovadora e alinhada às exigências nacionais, garantindo que seus estudantes estejam preparados tanto academicamente quanto para os desafios do mercado de trabalho.

TRANSFORMAÇÃO PELA EDUCAÇÃO

A estudante Samara Gonçalves, do 4º período de Nutrição EAD, é um exemplo de como a modalidade pode transformar realidades.” Encontrei no EaD a oportunidade de associar minha rotina de mãe solo, chefe do lar e empreendedora à realização de um sonho: cursar Nutrição. Apesar dos desafios, hoje consigo conciliar todas as minhas responsabilidades com os estudos. No início, fui questionada por ser obesa e diabética, mas ao longo do curso entendi que essas condições não eram uma escolha e que, com conhecimento, poderia controlá-las. A Nutrição transformou minha vida e quero, no futuro, criar projetos sociais para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade”, relata.

Histórias como a de Samara reforçam o compromisso da Afya Bragança em democratizar o acesso à educação de qualidade e em formar profissionais que unem conhecimento técnico e sensibilidade humana.

MAIS SOBRE A AFYA

A Afya é o maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil. Reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, sendo 33 com cursos de Medicina e 20 com unidades de pós-graduação e educação continuada em saúde.

Atualmente, são 3.653 vagas de Medicina autorizadas pelo MEC, com mais de 23 mil médicos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte à atividade médica, 1 a cada 3 médicos ou estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.

Primeira empresa brasileira de educação médica a abrir capital na Nasdaq, em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo Valor Inovação (2023), como a empresa mais inovadora do Brasil, e Valor 1000 (2021, 2023 e 2024), como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi eleito o melhor executivo de Educação pelo prêmio Executivo de Valor (2023).

Em 2024, a Afya passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações: afya.com.br | ir.afya.com.br 

Fonte: Temple Comunicação/Imagem: Reprodução

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,276FansLike
3,607FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
banner-AVISTÃO-mob
banner-AVISTÃO-mob
Rastreabilidade Bovina_320x320px
Entregas Ananindeua - 320x320
WebBanner_UsiPaz-Moju_320x320px

Mais recentes