A terceira noite da 5ª Mostra de Teatro Nilza Maria, realizada no Theatro da Paz, em Belém, foi marcada pela homenagem ao ator, jornalista e roteirista Mário Alberto Filé, que faleceu em fevereiro deste ano. O artista ficou eternizado no cenário cultural paraense ao interpretar, por mais de 40 anos, o personagem Urubu, na peça “Ver de Ver-O-Peso”, apresentada no último sábado (21).
O espetáculo, encenado pelo Grupo Experiência, retrata de forma divertida e poética um dia na famosa Feira do Ver-O-Peso, exaltando as cores, os sons, os sabores e a diversidade da cultura amazônica.
“O teatro é a arte da humildade, e como um dos urubus da peça, Mário Filé se consagrou. Esta homenagem é para que ele nunca seja esquecido”, destacou Edyr Augusto Proença, diretor do Theatro da Paz.
Foi a primeira vez que o espetáculo subiu ao palco após a perda do ator, em uma apresentação marcada por muita emoção e lembranças da longa trajetória de Mário junto ao grupo.
O público também celebrou a cultura local. “A peça é divertida, aborda nosso Estado e nos faz valorizar tudo que temos aqui na Amazônia”, disse a aposentada Marina de Oliveira, de 66 anos, que assistiu à apresentação pela primeira vez.
A Mostra de Teatro Nilza Maria, que leva o nome de uma das maiores atrizes do teatro paraense, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Governo do Pará, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e valorizar o teatro local.
A programação segue neste domingo (22), com apresentações gratuitas às 11h e às 18h, no Theatro da Paz. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria, com duas horas de antecedência.
Imagem: Agência Pará