quarta-feira, julho 9, 2025
Desde 1876

Mostra Periférica: terminam hoje as inscrições para realizadores do Sul Global

Com o tema “Correr Estrada: A Arte de Tecer Caminhos”, mostra de cinema homenageia o músico e produtor Jeff Juriti e as Tapeceiras de Camaragibe enquanto apresenta produções audiovisuais nacionais e estrangeiras

Produções de cinema das “bordas do mundo”, são o foco da Periférica – Mostra de Cinema de Camaragibe, que está com inscrições abertas até esta segunda-feira, 23 de junho (com possibilidade de ser estendida até dia 28 de junho) e inicia aproximação com a Amazônia, discussões com países da América Latina e temáticas ligadas à COP30.

Estão habilitados filmes nas categorias de ficção, animação, documentário, infantil, ou experimental com duração de no máximo 25 minutos e produzidos a partir de janeiro de 2023. Serão aceitos apenas filmes de realizadores brasileiros ou de qualquer país que faça parte do Sul Global, segundo o conceito utilizado pelos BRICS.

As inscrições são gratuitas e se darão unicamente por meio de formulário digital disponível no site https://www.periferica.art junto com o regulamento.

Para 2025/26 a PERIFÉRICA Mostra de Cinema, em parceria com o produtor Jorge André Silva, como articulador no Norte do Brasil (Belém, Macapá, Manaus) e países como Bolívia, Equador, Colômbia, Guianas e Venezuela, busca não apenas ampliar a participação de realizadores como alcançar novos locais de exibição e de ações interativas.

“A perspectiva de trazer a Periférica para as principais capitais da Amazônia se mostra como uma oportunidade ímpar de aproximar ainda mais a produção do Norte e Nordeste, bem como dos países latinos e de todo o Sul Global, que inclui em especial a mãe África”, afirma Jorge André.

MOSTRAS TEMÁTICAS

Nesta edição, a Periférica se divide em seis mostras temáticas para curtas brasileiros e estrangeiros. São elas:

. Mostra No Sul do Mundo: Dedicada a filmes produzidos no Sul Global. Substitui as mostras África é um Continente e Dona Dora, presentes na edição anterior. Inclui produções de outros continentes na periferia do sistema, para além de África e América Latina;

. Mostra Infantil Por Nossos Olhos: Focada em produções audiovisuais para o público infanto juvenil;

. Mostra Des(envolvimento): Para curtas metragens brasileiros que encaixem com o espírito e temática da mostra;

. Mostra Josenita Duda: Para curtas nacionais produzidos de mulheres cis/trans e público LGBTQIAPN+;

. Mostra Juriti: Para curtas nacionais de pessoas pretas, indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, e povos ciganos;

. Mostra Eco-Tecnologia e Saúde Mental: Temática meio ambiente, tecnologia, experimental e saúde mental.

Cada realizador poderá submeter até dois curtas metragens. O resultado será divulgado nas redes sociais da Periférica Mostra de Cinema no dia 1º de agosto. A programação do evento ocorrerá no segundo semestre deste ano com uma programação de curtas em comunidades de Camaragibe/PE de forma itinerante com a participação de realizadores locais, além de uma mostra online.

SOBRE A PERIFÉRICA

A Periférica é a primeira Mostra de Cinema de Camaragibe com foco na produção audiovisual de comunidades do Sul Global. Sua primeira edição ocorreu em 2017, reabrindo as portas do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro na cidade. Com o tema “Correr Estrada a Arte de Tecer”, a edição de 2025 homenageia o músico e produtor Jeff Juriti e as Tapeceiras de Camaragibe.

“Buscamos filmes que reflitam diferentes realidades, trazendo para o centro do debate culturas e corpos periféricos, que existem e sentem dentro de relações subalternizadas, mas que afirmam seu lugar no mundo com fazeres e saberes que desarranjam as hierarquias da metrópole”, explica Ângelo Fábio, diretor geral e relações internacionais da Periférica.

A Mostra Periférica de Cinema é um exemplo concreto de como iniciativas culturais podem catalisar o desenvolvimento local, oferecendo oportunidades para que talentos das periferias se conectem com o mundo do audiovisual e gerem impacto em suas comunidades. A 4ª edição da Periférica tem Incentivo Cultural do Funcultura do Governo de Pernambuco e apoio da PNAB PE, edital realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Ministério da Cultura do Governo Federal. O evento tem realização da Sudaca’s Núcleo de Ideias Criativas.

Imagem: Divulgação

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,920FansLike
3,618FollowersFollow
22,400SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px

Mais recentes