segunda-feira, abril 22, 2024
Desde 1876

Natea dos Caetés recebe visita técnica de Coordenação Estadual da Sespa

O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) dos Caetés, em Capanema, nordeste paraense, recebeu, na segunda-feira (1), a visita técnica de representantes da Coordenação Estadual do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A comitiva conheceu as instalações e o trabalho realizado pela equipe multiprofissional do Natea e, participou de uma reunião para alinhar os fluxos do TFD, além de fortalecer as parcerias em prol da saúde na região.

A coordenadora do TDF estadual, Ana Valéria, falou da importância da relação de proximidade com o Natea. “Já tínhamos que fazer essa visita desde o ano passado, e estar aqui é muito gratificante conhecer todo trabalho desenvolvido por esses profissionais. Os números já atendidos hoje são grandiosos”.

Supervisor Assistencial do Natea Caetés, Renan Barbosa pontuou a importância do programa TFD. “Este encontro foi extremamente necessário para alinhar demandas dos usuários do Natea dos Caetés, tendo em vista que o Núcleo abrange os 16 municípios da região do Caetés. As pautas da reunião surgiram com o intuito de viabilizar a maior compreensão dos fluxos destes serviços (Natea e TFD), afim de aprimorá-los e torná-los mais acessíveis à população”.

Michela Mariana Correia Pereira, 34 anos, mãe do Bernardo Pereira Miranda, de 5 anos, que faz acompanhamento desde agosto de 2023, e residem no município de Santarém Novo a 43km de Capanema, destacou a importância do programa do TFD.

“É importante essa ajuda que vem agregar para podermos manter em dia as terapias, e uma ajuda muito bem vida e só vem somar com muitas famílias que precisam se deslocar para conseguir um atendimento”, afirmou Michela Pereira.

Acesso aos serviços – Para ter acesso aos serviços do Natea dos Caetés, é preciso seguir os seguintes passos: ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximos da residência a fim de ser colocado no fluxo de regulação com o objetivo de ser encaminhado finalmente ao Núcleo.

Inserido no Complexo Hospitalar do Caetés (CHC), composto ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e a Policlínica, o Natea Caetés está disponível para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) encaminhadas pela Atenção Básica dos 16 municípios que formam a região dos Caetés e que têm a carteira Ciptea, emitida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Atendimento – Os usuários podem ter acesso aos serviços do Natea dos Caetés por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).

Serviço:

O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e funciona na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

Texto de Filipe Brito

Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,600SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Governo do Estado
banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo