quarta-feira, julho 24, 2024
Desde 1876

Pará vai utilizar descarbonização para gerar empregos verdes e cuidar das pessoas

Em continuidade com sua agenda oficial de compromissos em São Paulo, na noite desta segunda-feira, 3, o governador Helder Barbalho palestrou no “CNN Talks” — braço de eventos da CNN Brasil – e afirmou que o Governo do Pará está promovendo uma transição econômica do Estado, já com a expectativa da geração de créditos de carbono. O objetivo é utilizar recursos para geração de oportunidades, empregos e renda socioambientais. 

“Quando você descarboniza, você gera um crédito e, gerando um crédito, você passa a ter uma grande oportunidade econômica. De ter uma nova economia para o Estado, a economia do mercado de carbono. Queremos utilizar essa oportunidade para gerar renda e empregos verdes”, detalhou o governador Helder Barbalho.

No evento de hoje, a secretária Nacional de Mudanças do Clima, Ana Toni, destacou a política ambiental e econômica desenvolvida e estimulada pelo Governo do Pará. “Essa determinação de querer mudar e transformar a economia local nacional, que eu acho que o Brasil agora está fazendo essa opção, é isso que está trazendo e mostrando o Brasil como este lugar que quer, e vamos demonstrar isso ainda mais claramente, já estamos no G20, mas na COP30, de o Brasil ser este provedor de soluções climáticas”, ponderou.

Esses itens de menu mantêm o site organizado e fácil de navegar, oferecendo acesso rápido às informações mais essenciais para os visitantes.

“O Brasil tem essa capacidade potencial de transformar as vantagens comparativas em competitivas, mas é um potencial, precisa dessa determinação que o Estado Pará acabou de mencionar”, completou a secretária Nacional de Mudanças do Clima.

Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou o protagonismo do Pará na geração de energia para o país e potencial de crescimento da economia nacional com a exploração de novas fontes de energia. “Sem dúvida nenhuma, temos uma janela enorme de oportunidades, inclusive considerando os cumprimentos das metas de 2030 de Paris, para podermos, efetivamente, nos tornarmos uma economia muito mais abundante e que traga muito mais resultados, em especial os resultados sociais do país”, disse. 

Ao final do evento o governador Helder Barbalho foi firme ao defender a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece em novembro de 2025, na capital paraense, Belém, como a “COP da floresta” a qual ele destacou ser uma enorme oportunidade dos países do norte global financiarem iniciativas verdes que preservam o meio ambiente e geral oportunidades para população através da bioeconomia. 

“CNN Talks – Próximos Passos para a Transição e Transformação Energética no Brasil” reuniu autoridades governamentais, empresários e especialistas em debate sobre questões relacionadas a um tema no qual o Brasil ocupa posto de absoluto destaque no cenário global. 

Sob mediação e condução dos jornalistas Márcio Gomes e Fernando Nakagawa, o encontro contou com uma plateia convidada de empresários e players do segmento, reunidos no Espaço JK, em São Paulo.

Fonte: Agência Pará/Foto: Marcos Santos/Ag Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo